Que estreia! Alison dos Santos venceu os 400m com barreiras da etapa de abertura da Diamond League 2022, em Doha, no Catar, nesta sexta-feira (13). O medalhista olímpico marcou 47s24, estabelecendo a melhor marca do mundo neste ano, e superou o norte-americano Rai Benjamin, que registrou 47s49 em segundo lugar.
+ Bia Haddad Maia vence oitava seguida e vai à semi do WTA de Paris
A expectativa era que a disputa da prova ficasse justamente entre Rai Benjamin e Alison dos Santos, medalhistas de prata e bronze na Olimpíada de Tóquio, no ano passado. E foi o que aconteceu. Os dois sobraram na prova e travaram um duelo particular até a última barreira, quando o brasileiro disparou e abriu diferença até vencer. Esta foi sua primeira vitória sobre Benjamin na carreira.
Medalhista de ouro em Tóquio 2020 e recordista mundial dos 400m com barreiras, o norueguês Karsten Warholm não participou desta prova. O irlandês Thomas Barr foi o terceiro colocado da disputa, com 49s67. Finalista olímpico, Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, ficou em quarto, com 49s93. O catari Abderrahman Samba estava inscrito, mas se lesionou e não participou.
Recorde da competição
Além de melhor marca do mundo, o 47s24 também é o recorde da Diamond League de Doha. Esta foi apenas a segunda prova de Alison dos Santos nos 400m com barreiras nesta temporada. No final do mês passado, ele havia vencido uma prova em Iowa, nos Estados Unidos, com 48s41. O corredor também competiu em uma prova nos 400m rasos, no qual fez 44s54, a segunda melhor marca da história do Brasil na distância.
O recorde pessoal de Alison dos Santos é 46s72. Este tempo também é o recorde sul-americano e terceira melhor marca do mundo na história, feita na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em agosto do ano passado. Na ocasião, ele foi bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A próxima etapa da Diamond League, o principal circuito de atletismo do planeta, acontecerá em Birmingham, no Reino Unido, em 21 de maio. No entanto, não haverá a disputa dos 400m com barreiras e, assim, Alison dos Santos só retornará ao circuito na terceira etapa, em Eugene, em 28 de maio.