Assista ao vivo: Torneio Internacional São Paulo de atletismo
Com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Torneio Internacional São Paulo será disputado a partir das 13h30 desta quarta-feira (27/4) no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. A mesma instalação esportiva receberá no domingo (1/5) o GP Brasil de atletismo.
O evento, muito especial para os fãs da modalidade, será válido pela categoria D na classificação da World Atlhetics (WA). Além de oportunidade para os participantes tentarem as marcas mínimas exigidas para o Mundial de Oregon, que será realizado de 15 a 24 de julho, a competição soma pontos para o ranking da WA, outra maneira de assegurar participação no mais importante evento da temporada 2022.
+Darlan Romani é destaque no Torneio São Paulo e no GP Brasil
O lançamento do martelo feminino abre às 13h30 o programa-horário, que tem no total 26 provas. A última será os 200 m masculino, marcada para as 17h30.
No martelo, o destaque é a brasileira Mariana Grasielly Marcelino, heptacampeã do Troféu Brasil e recordista nacional, com a marca de 68,35 m. Na mesma prova estão confirmadas quatro estrangeiras: a colombiana Mayra Alexandra Gavíria, a venezuelana Silenis Alejandra Vargas e as paraguaias Ana Camila Pirelli e Laura Melissa Paredes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Minha expectativa é bastante positiva. Estou me sentindo bem fisicamente, voltando a acertar a técnica. Estou voltando a lançar bem nos treinos e esse é um ótimo indicativo para as competições”, disse Mariana. “Será a minha primeira competição internacional da temporada e vai ser muito importante essa experiência para começar a encaixar bons lançamentos. Já estou pensando no Mundial e no Ibero-Americano”, completou a campeã sul-americana em Guayaquil, Equador, em 2021, referindo-se ao campeonato que será disputado de 20 a 22 de maio, em La Nucia, Espanha.
O grande nome do Brasil no Torneio Internacional Loterias Caixa, sem dúvida, será Darlan Romani, que no dia 19 de março conquistou a medalha de ouro no arremesso do peso do Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, com a marca de 22,53 m. Ele está retomando o ritmo de treinamento, visando o Mundial de Oregon. Após o GP Brasil, no domingo, ele embarca para León, na Espanha, para um camping internacional de treinamento, ao lado do especialista cubano Justo Navarro, que o orienta desde 2010.
“León é minha base na Europa há muito tempo. É um lugar muito bom para treinar, com várias áreas de arremesso e perto das competições da Liga Diamante no continente”, lembrou o campeão brasileiro, sul-americano, pan-americano e mundial indoor.
Darlan foi anunciado nesta terça-feira (26/4) pela WA como participante do Prefontaine Classic, etapa da Liga de Diamante, no dia 28 de maio, em Eugene, no mesmo estádio do Campeonato Mundial, em julho. Estão confirmados também os medalhistas olímpicos em Tóquio: os norte-americanos Ryan Crouser e Joe Kovacs e o neozelandês Tom Walsh, respectivamente ouro, prata e bronze – Darlan ficou em quarto lugar.
Em São Paulo, estão inscritos no peso os nigerianos Enekwechi Chukwuebuka e Ogundeji Dulton, o ucraniano Roman Kokoshko e o argentino Juan Ignacio Carballo, além de outros brasileiros, com destaque para Willian Denilson Venâncio Dourado.
No total, o Brasil tem 25 atletas inscritos entre os que representaram o País nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o que dá a garantia de bons resultados na competição, como Felipe Bardi dos Santos, Alexsandro Melo, Almir Junior, Gabriel Constantino, Chayenne Pereira, Ketiley Batista, Eliane Martins, Andressa Moraes e Izabela Rodrigues, entre outros.
O Torneio Internacional terá a participação de atletas de 19 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guiana, Hongcong, Jamaica, Libéria, Nigéria, Peru, Portugal, Paraguai, República Dominicana, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.
No domingo, o GP Brasil de Atletismo será válido pelo World Athletics Continental Tour Bronze. Serão disputadas também 26 provas, sendo 20 contando pontos como GP e seis como extras.