O atletismo tem polos importantes espalhados por todo o país. Um exemplo disso foram as finais dos 800m do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, disputada na tarde deste sábado (23), no Estádio do Centro Olímpico, em São Paulo-SP. O potiguar Gabriel Porfírio dos Santos (AERO-RN), de 18 anos, e a mato-grossense Júlia Silva Gonçalves (Barra do Garças-MT), de 16 anos, venceram bem a final por tempo.
+ Vanessa dos Santos bate recorde e é a número 1 do mundo no sub-18
Campeão sul-americano sub-18 no ano passado em Encarnación, no Paraguai, Gabriel Porfírio fez uma prova bem disputada e ganhou o ouro com 1:53.11. “Esperava lutar por uma medalha e, claro, fiquei muito satisfeito com o ouro”, disse o atleta nascido em Canguaretama.
“O objetivo agora é melhorar meu resultado e brigar por um lugar no pódio também no Campeonato Pan-Americano Sub-20 do Rio de Janeiro”, completou o corredor, que treina com Antônio Carlos Carvalho da Silva na cidade de Baía Formosa, que fica a cerca de 100 km de Natal. Baía Formosa ficou famosa por ser a terra de Ítalo Ferreira, campeão olímpico de surfe no Japão.
Na prova masculina, Victor Augusto Carpeggiani (Balneário Camboriú-SC) ficou com a medalha de prata, com 1:53.40. Marcos Vinícius da Silva Marcondes (Barra do Garças-MT) levou o bronze, com 1:54.64.
800m feminino
Já Júlia Gonçalves é uma veterana de pódios nos Campeonatos Brasileiros, apesar da pouca idade. Ela ganhou no ano passado o título dos 800 m no Sub-18 e dos 1.000 m do Sub-16. Ela completou as duas voltas na pista em 2:16.00.
“Fiquei feliz com a vitória, mas esperava um tempo em torno de 2:13 ou 2:14. Não foi desta vez”, comentou a atleta, que esperava ser mais rápida no Pan do Rio. “Tenho condições de correr melhor e vou treinar para isso”, concluiu a corredora nascida em São José do Xingu e que é orientada pelo professor Sivirino Souza dos Santos.
Stefany dos Santos Ribeiro (AASF-BA) garantiu a prata na disputa, com 2:17.09, seguida de Dhenifer Fernandes Vaz (FECAM/ASSERCAM-PR), com 2:17.52.
Outras finais
No decatlo, a vitória foi do mineiro Luiz Arthur Caetano da Silva Santos (APCEF/MG), que somou 6.461 pontos em dois dias de disputas. José Darlan Souza de Lima (Sport Club do Recife-PE) foi o segundo colocado, enquanto Vítor Lazarim (Barra Bonita-SP) assegurou a terceira posição no pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Kaue Orvalho Domingues (IEMA-SP) venceu a final dos 5.000m (15.51.51). Gustavo Felipe da Costa (Atletismo Casa do Garoto/Tupã) foi prata, com 16.04.72, seguido por Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó, com 16.10.97).
O Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo prossegue até a tarde deste domingo (24) reúne cerca de 700 atletas de 125 clubes de 23 Estados e do Distrito Federal.