Em sua primeira competição na temporada 2022, Alison dos Santos conseguiu uma excelente marca neste sábado (16). Ele foi o segundo colocado dos 400m rasos no USATF Golden Games, em Walnut, na Califórnia, EUA, registrando 44s54, seu recorde pessoal na prova e a segunda melhor marca do Brasil na história. O estadunidense Michael Cherry, com 44s28, venceu, com o melhor tempo do mundo neste ano.
+ Brasil é bronze na disputa por equipes femininas da Copa do Mundo de tiro esportivo
Vale destacar que esta prova não é a especialidade de Alison dos Santos. Ele foi medalhista olímpico em Tóquio-2020 nos 400m com barreiras. Na distância rasa, o brasileiro havia competido apenas três vezes nos últimos três anos. A melhor marca de sua carreira era, até então, 45s78, obtido no Sul-Americano Sub-20 de 2019. Isso quer dizer que Alison abaixou mais de um segundo o seu recorde.
A marca deste sábado também fez com que Alison dos Santos se tornasse o segundo brasileiro mais rápido da história da prova, ultrapassando Anderson Henriques, que detém 44s95 (2013). O medalhista olímpico encostou no recorde brasileiro de Sanderlei Parrela, que é de 44s29, de 1999.
Para se ter uma ideia da longevidade do recorde brasileiro dos 400m, Alison dos Santos ainda nem era nascido quando ele foi estabelecido. O Piu, como é carinhosamente chamado o corredor, tem 21 anos e nasceu em 2000. Nos 400m com barreiras, Alison é recordista sul-americano da prova e dono da terceira melhor marca do mundo na história.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Além de todos esses fatores, os 44s54 também colocam Alison dos Santos com a terceira melhor marca deste ano, atrás somente de Michael Cherry, que venceu a prova neste sábado, e do também norte-americano Fred Kerley, que tem 44s47. O bronze do USATF Games ficou com Bryce Deadmon, marcando 45s13.