8 5
Siga o OTD

Atletismo

Núbia é atração na Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo

Atleta baiana de apenas 20 anos disputará os 10.000 m em Bragança Paulista após vencer a Meia Maratona da Cidade de São Paulo. Fim de semana terá, também, a Copa Brasil de Provas Combinadas

Núbia de Oliveira atletismo Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo
(Wagner Carmo/CBAt)

A baiana Núbia de Oliveira promete ser um dos destaques da Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo de atletismo marcada para este fim de semana no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, interior paulista. Com 20 anos recém completados, ela já faz parte do grupo das melhores atletas do país e vem de vitória na Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo, disputada no domingo (3), com o tempo de 1h18min07.

“Meus objetivos para esta temporada são de obter grandes marcas e ficar bem posicionada no Ranking Brasileiro, pensando no Troféu Brasil e no Sul-Americano”, disse Núbia de Oliveira, que passou esta semana treinando no local onde será realizada a Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo de atletismo. “Treino com o professor Ferreirinha, mas fiquei aqui em Bragança Paulista. Após a Copa Brasil volto para casa”, acrescentou a campeã brasileira sub-20 dos 3.000 m e dos 5.000 m no ano passado, que disputará a prova dos 10.000 m no sábado (9). “Estou bem e animada para a competição.”

A Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo reunirá nos dois dias 173 atletas, representado 50 clubes, de 14 Estados e do Distrito Federal, nas categorias sub-18, sub-20 e adulto. As provas começam às 15h de sábado e vão dos 800 m aos 10.000 m, passando pelos 3.000 m com obstáculos.

Provas Combinadas

Simultaneamente e no mesmo local será realizada a Copa Brasil de Provas Combinadas, e o decatleta José Fernando Ferreira Santana, também conhecido como Baloteli, é um dos maiores destaques. Ele está treinando em São Paulo e Guarulhos desde o início do ano com o professor Neilton Moura. “Meu objetivo é conseguir o índice exigido para o Campeonato Mundial de Oregon, mas sei que tenho uma longa escada para subir”, disse. “A marca exigida é bem alta, mas estou trabalhando bastante e confiante em fazer um excelente decatlo na Copa Brasil.”

José Fernando Santana Baloteli atletismo
Baloteli (Wagner Carmo/CBAt)

Medalha de bronze no heptatlo do Sul-Americano Indoor, disputado em fevereiro em Cochabamba, Bolívia, o atleta do Pesqueira Futebol Clube, em Pernambuco, cidade onde nasceu, está animado. “Vai ser a minha primeira Copa Brasil de Combinadas e gosto muito de competir em Bragança Paulista, onde obtive conquistas muito boas”, lembrou. Entre elas está o ouro no Troféu Brasil de 2019, quando estabeleceu o seu recorde pessoal de 7.944 pontos.

+ Martine e Kahena salvam dia na última regata no Princesa Sofía

Prata no Troféu Brasil de 2020 e bronze em 2021, o decatleta tem mostrado evolução. “Ele chegou aqui antes do Sul-Americano Indoor e tem treinado em Guarulhos e no Núcleo de Alto Rendimento, em São Paulo. Ele tem a companhia do Pedro de Oliveira e também é orientado pelo Renato Átila e Fábio Gomes da Silva, no salto com vara, que já lhe rendeu um recorde pessoal de 5,00 m. Penso que logo ele possa ultrapassar os 8.000 pontos e junto com o seu treinador Fernando Brito vamos procurando atender todas as necessidades dele”, comentou Neilton Moura.

Pedro de Oliveira

Pedro de Oliveira atletismo
Pedro de Oliveira (Carol Coelho/CBAt)

Pedro de Oliveira é outro atleta importante na especialidade. Paulista e com 26 anos, ele conquistou a medalha de prata no ano passado no Troféu Brasil e terminou 2021 em terceiro lugar no Ranking Brasileiro, com 7.677 pontos, atrás de Felipe Vinícius dos Santos (7.960) e de Baloteli (7.784). “Estou treinando em São Paulo desde o início de 2021, com o Neilton. Mas continuo ligado ao meu treinador Pablo Ramon Domingos, de Lavras, que me olha e auxilia nos treinos, principalmente quando estou na minha cidade. Então eu treino com os dois técnicos”, disse Pedro, filho de Fernando Roberto de Oliveira, treinador falecido em 2019 que dá nome à Biblioteca da Confederação Brasileira de Atletismo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Meu objetivo nesta temporada é tentar fechar o ano com 8.000 pontos ou algo bem próximo disso”, acrescentou Pedro que está voltando de duas lesões. “Fraturei o ombro no salto com vara do Troféu Brasil do ano passado e tive uma lesão ligamentar no tornozelo próximo da virada do ano”, lembrou. “Eu estou me sentindo bem para entrar na Copa Brasil. Vai ser o primeiro decatlo ‘grande’ da temporada e estou na expectativa de realizar alguns melhores resultados do ano e da carreira no decorrer da competição.”

Mais em Atletismo