Caio Bonfim venceu o Chodecké Závody Podebrady, etapa ouro do WA Tour de marcha atlética, disputada na República Tcheca neste sábado (02). O brasileiro completou os 20km da prova com 1h18m54s, quase 50 segundos a frente do segundo colocado, o sueco Perseus Karlstrom. O irlandês David Kenny levou o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Caio dominou boa parte da disputa para ficar com o título da competição. Ele se manteve no pelotão de elite desde os primeiros instantes e atacou a partir do sétimo quilômetro, junto a Perseus e Kenny. Os três se alternaram na liderança até o km 15, quando o brasileiro tomou frente e abriu vantagem, administrando-a pelos 5km finais.
“Terminou a prova aqui, 3 graus, estamos congelando, mas o senhor reservou isso para a gente. Ritmo insano do começo ao fim, mas as pernas responderam, a parte técnica e a mental responderam e, na espiritual, Deus estava no controle. Fomos administrando a prova e ganhamos. Fui o único que fiz abaixo de 1:19 e estou muito feliz. Obrigado a todos que acompanharam e torceram”, disse Caio.
Esta foi a segunda corrida de 20km de Caio Bonfim, de 31 anos, na atual temporada. Em fevereiro, ele foi vice-campeão sul-americano registrando o tempo de 1h23m08s. Ele também participou do Mundial de Marcha Atlética por Equipes em Omã, em março, mas disputando os 35km, e foi oitavo na ocasião.
Com o tempo de 1h18m54s deste sábado, Caio ficou a apenas sete segundos do recorde brasileiro nos 20km, que é dele mesmo, registrado em 2019, na Espanha.
Concorrência de peso
Medalhista de bronze no Mundial de 2017, Caio Bonfim foi o 13º colocado na Olimpíada de Tóquio, em 2021. Entre seus concorrentes que também disputaram os Jogos em solo japonês, estavam Perseus Karlstrom, justamente o vice-campeão neste sábado. Em Tóquio 2020, o sueco ficou em nono lugar.
Além disso, Karlstrom tem no currículo uma medalha de bronze no Mundial de 2019 e um bicampeonato europeu.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O equatoriano Brian Pintado e o mexicano Andrés Olivas, que também ficaram a frente do brasileiro na Olimpíada, terminaram, respectivamente, na quarta e quinta posições na República Tcheca.