Siga o OTD

Atletismo

Por lesão, Almir Cunha está fora do Mundial indoor

Atual vice-campeão, Almir Cunha sofre lesão e está fora do Mundial indoor de atletismo

Almir Cunha, do Brasil, foi vice-campeão do Mundial indoor em 2018
Almir Cunha competiu em Tóquio 2020 (Foto: Gáspar Nóbrega/COB)

Baixa na delegação brasileira que vai ao Mundial indoor de atletismo. Atual vice-campeão no salto triplo, Almir Cunha sofreu uma lesão na coxa e não irá para o evento, que acontecerá entre 18 e 20 de março, em Belgrado, na Sérvia. O atleta utilizou as redes sociais para fazer o anúncio de sua ausência.

“Por consideração a quem torce por mim e sempre me pergunta das competições, venho dizer que este ano não vou participar do Mundial Indoor, que vai acontecer agora no final de semana. Não vou poder defender o meu título de ser o atual vice-campeão mundial indoor”, disse Almir Cunha, que era um dos 19 atletas listados para a equipe brasileira.

+ Confira a delegação convocada para o Mundial

A lesão

Segundo informou o próprio saltador, ele tomou conhecimento da gravidade da lesão há duas semanas, logo após a disputa do Sul-Americano Indoor de atletismo. Na ocasião, ele também faturou a prata, saltando para 16,59m.

A lesão se trata de uma ruptura de 7cm na coxa posterior, de grau 2. Almir até tratou a lesão para tentar uma pronta recuperação. Ele chegou a participar de uma competição no último final de semana como um teste, mas voltou a senti-la e decidiu não viajar para a Sérvia.

“Eu e minha equipe trabalhamos muito, principalmente no Carnaval, nos feriados, tratando de manhã, de tarde e de noite, para que tivesse tempo hábil de recuperar e poder saltar nesse Mundial, mas infelizmente isso não foi possível. Essa é uma lesão muscular que demanda tempo e não tivemos esse tempo”, disse o atleta, que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Eu não poderia colocar em risco o resto da temporada. Nós ainda temos o Mundial Outdoor esse ano, que será em julho, então uma lesão maior poderia colocar em risco toda a minha temporada. Sentando com a minha equipe, vimos que o risco não seria válido”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Almir conquistou a medalha de prata no Mundial indoor de 2018, quando saltou para 17,41m em competição disputada em Birmingham, no Reino Unido. No Mundial outdoor de 2019, em Doha, ele foi finalista e acabou na 12ª colocação. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o saltador não avançou à final e terminou em 23º.

Brasil tem 18 atletas

O Brasil ainda tem 18 atletas inscritos no Mundial indoor, incluindo Alexsandro Melo, que competirá no salto triplo, e Samory Uiki, do salto em distância. Entre os destaques, também estão os medalhistas olímpicos Thiago Braz, do salto com vara, e Rosângela Santos, nos 60m rasos. O recordista sul-americano do arremesso de peso, Darlan Romani, também é presença confirmada.

Mais em Atletismo