O mineiro Rafael Pereira é um dos destaques da seleção brasileira que participará do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo neste sábado (19) e domingo (20) na cidade boliviana de Cochabamba. O velocista teve uma campanha promissora nos 60 m com barreiras em sua primeira participação na especialidade em competições em pista coberta no circuito europeu agora no início da temporada. Ele baixou o recorde sul-americano da prova após quase 20 anos, com 7s58, e repetiu a marca em duas oportinudades.
“Tinha convites para disputar mais três meetings na Europa, mas resolvi competir no Sul-Americano Indoor e quebrar um pouco o ritmo de competição. Acho que seria pesado, ainda mais na minha primeira temporada indoor, com viagens e sem treinos”, comentou o atleta de 24 anos, campeão do Troféu Brasil e do Sul-Americano ao ar livre de 2021 nos 110m com barreiras, prova que correu nos Jogos Olímpicos de tóquio. “Foi uma experiência incrível.”
Jornal Nacional
Qualificado para o Mundial Indoor de Belgrado, de 18 a 20 de março, na Sérvia, o Rafael Pereira divide a carreira em duas fases. A primeira até 2019, quando concluiu o curso de Fisioterapia na Universidade Estácio de Sá. Por causa das competições, deixou muitas matérias para o último semestre e precisou dar um tempo no atletismo. “Parei de treinar. Sempre me cobrei muito e tinha desistido de alguns sonhos”, lembrou. “Em março de 2020, quando vi o William Bonner, no Jornal Nacional, anunciar que a Olimpíada tinha sido adiada para 2021, por causa da pandemia, voltei a treinar no dia seguinte.”
Brasil rumo ao bi
No 2º Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, o objetivo do Brasil é conquistar o bicampeonato. A seleção tem 46 atletas, sendo 23 de cada naipe, em busca de pontos e de índices para o Mundial de Belgrado, na Sérvia. A seleção compete em Cochabamba com equipe completa, com dois atletas por prova e gênero. Em 2020, o Brasil levou uma equipe menor e somou 124 pontos para ser campeão na classificação geral. A Bolívia ficou em segundo com 120, seguida da Argentina com 103 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além de Rafael Pereira, há destaques como Erik Barbosa, líder do Ranking Sul-Americano de 2021 nos 100 m com 10s01; Almir dos Santos Cunha, o Almir Junior, atual vice-campeão mundial indoor do salto triplo; e Darlan Romani, recordista sul-americano do arremesso do peso indoor (21,37 m) e ao ar livre (22,61 m), que vai para o seu terceiro Campeonato Mundial, em Belgrado, na Sérvia, depois dos quartos lugares em Portand-2016 e Birmigham-2018.