O brasileiro Rafael Pereira voltou a voar baixo nos 60m com barreiras, desta vez no Meeting Indoor de Berlim de atletismo. Cravou 7s58 nesta sexta-feira (4), novo recorde sul-americano da prova. Uma semana antes em Karlsruhe, também na Alemanha, ele havia feito o melhor tempo da carreira até então cravando 7s76. Agora na capital alemã, Rafael terminou a competição no terceiro lugar. Já na França, Gabriel Constantino conquistou outro terceiro lugar em pista coberta.
“Minha expectativa era correr abaixo do recorde sul-americano. Apesar de ser a minha primeira temporada indoor, vinha treinando muito bem e consegui colocar em prática. Não estava pensando no recorde propriamente dito, mas o objetivo nesta temporada é avançar para as duas finais dos dois Campeonatos Mundiais, em Belgrado, indoor, e no outdoor, em Eugene”, disse.
Quase duas décadas
A marca anterior era de 7s60 e pertencia desde 15 de fevereiro de 2004 a Márcio Simão de Souza e desde 17 de fevereiro de 2018 a Gabriel Constantino. O resultado ratificou o índice para o Mundial Indoor, marcado para março, em Belgrado, na Sérvia. “Uma estimativa que eu e meu treinador (Mauro França) fizemos foi de que essa marca poderá me colocar entre os finalistas. Esse era o objetivo dessa temporada indoor. Eu acredito que possa melhorar ainda esse recorde – tive algumas falhas que posso corrigir.” O mineiro de 24 anos deve competir ainda na Polônia, dia 12, e na França nos dias 9 e 14, as três em pista coberta. No ano passado, Rafael representou o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio no 110m com barreiras, prova que é o atual campeão no Troféu Brasil de atletismo.
Mais rápido do dia
O recorde sul-americano de Rafael Pereira saiu na segunda bateria eliminatória. Na final ele marcou 7s68. A vitória foi do francês Aurel Manga com 7s62, ou seja, quatro centésimos acima do tempo de Rafael na eliminatória. Em segundo chegou o holandês Koen Smet cravando oficialmente os mesmos 7s68 do brasileiro, o melhor tempo da carreira dele, mas à frente no ajuste dos milésimos: 7s676 contra 7s679. Gregor Traber, da Grã-Bretanha foi o quarto com 7s69 e o belga Michael Obasuyi ficou em quinto com 7s70 na final dos 60m com barreiras do Meeting Indoor de Berlim.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
França
No Meeting Indoor de Miramas, Gabriel Constantino foi o terceiro melhor na final dos 60m com barreiras marcando 7s79. O vencedor foi o francês Pascal Lagarde, com 7s63, seguido pelo tunisiano Mikdat Desmamar, oficialmente com o mesmo tempo do brasileiro, mas à frente no ajuste. Nos 60m, Rodrigo Nascimento ficou na sétima e última colocação da segunda eliminatória marcando 6s89 no cronômetro. Com isso, ele iria disputar a final B, mas acabou por não participar.