Foi por pouco! Após um ano sem ser realizada por conta da pandemia do coronavírus, a tradicional corrida de São Silvestre voltou a ocorrer pelas ruas de São Paulo nesta sexta-feira (31). Nela, Daniel Nascimento ficou perto de quebrar o tabu de, agora, 11 anos sem vitória brasileira. Isso aconteceu porque o corredor foi ultrapassado por Belay Bezabh, da Etiópia, no último km e ficou em segundo. Entre as mulheres, três brasileiras ficaram entre as cinco primeiras e o destaque ficou com Jenifer do Nascimento, que foi bronze.
-Martine chama bicampeonato olímpico de superação da superação
É PRAAAAAAAAATA! 🥈🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) December 31, 2021
Daniel Nascimento correu muito e foi 2° lugar na São Silvestre.
Valeeeeeu demais, Danielzinho! 👏👏 pic.twitter.com/i8VxHA227F
É BROOOOOOONZE! 🥉🏃🏾♀️
— Time Brasil (@timebrasil) December 31, 2021
E teve pódio triplo pro 🇧🇷 na São Silvestre feminina!
Jenifer Nascimento foi a 3ª colocada, seguida de Valdilene Santos e Franciane Moura. pic.twitter.com/2sxRl0KLQZ
A prova masculina
Na disputa masculina, Daniel Nascimento, que voltou do Quênia para disputar a São Silvestre, se manteve entre os primeiros colocados da prova durante todo o tempo. Conseguindo manter seu ritmo, o brasileiro soube controlar a velocidade e dividiu a ponta da prova com o Belay Bezabh, da Etiópia, que venceu a prova em 2018.
Na conhecida subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, Belay aumentou o ritmo e abriu uma boa vantagem para o brasileiro. Desta forma, o corredor da Etiópia conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Em seguida, Daniel Nascimento apareceu na avenida Paulista, e fechou a São Silvestre com o segundo lugar da edição de 2021, e o boliviano Hector Flores, que disputou a primeira posição durante uma parte dos 15km, completou a corrida com o terceiro lugar.
“Há dois anos, eu falei que ia evoluir muito. Agora eu consegui o segundo lugar na São Silvestre, e vamos continuar evoluindo”, disse Daniel, lembrando que na última prova, em 2019, ele ficou em 11º lugar.
Prova feminina
Campeã da São Silvestre em 2018, Sandradelis Chebet foi dominante durante a maior parte dos 15km de prova. Encontrando seu ritmo e disparando na frente, a queniana terminou a disputa com pouco mais de 50 minutos. A segunda colocada foi Yenenesh Dinkesa, da Etiópia, que se manteve na disputa pela liderança até pouco mais de dois terços da prova. A terceira colocação foi de Jheniffer do Nascimento, a melhor atleta do Brasil em 2021. Valdilene dos Santos e Franciane Moura completaram o quinteto das primeiras posições.
“Fazia tempo que um resultado como esse não acontecia. Colocamos três mulheres entre as cinco primeiras e isso é muito bom. É um percurso muito duro, mas a gente conseguiu um bom resultado na edição de 2021 da São Silvestre”, comentou Jhenifer do Nascimento após a prova.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pódios
O pódio masculino
1º – Belay Bezabh – Etiópia – 44min54s
2º – Daniel Nascimento – Brasil – 45min09s
3º – Hector Flores – Bolívia – 45min15s
4º – Elisha Rotich – Quênia
O pódio feminino
1º – Sandrafelis Chebet – Quênia
2º – Yenenesh Dinkesa – Etiópia
3º – Jenifer do Nascimento – Brasil
4º – Valdilene Santos – Brasil
5º – Franciane Moura – Brasil