8 5
Siga o OTD

Atletismo

Brasil encerra sexto dia do atletismo na Paralímpiada de Tóquio sem medalhas

Samira Silva fica na sétima colocação e Ariosvaldo Fernandes em quarto em suas respectivas finais e Brasil encerra dia no atletismo sem subir no pódio

Samira da Silva Brito Samira Brito termina em sexto lugar nos 200 m T36
(Wander Roberto/CPB/arquivo)

Nesta quarta-feira (01), o Brasil esteve representado em duas decisões no segundo bloco do atletismo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e acabou não conseguindo medalha. Samira Silva foi a sétima colocada dos 100m rasos T36, enquanto Ariosvaldo Fernandes ficou na quarta colocação nos 100m T53.

A primeira a entrar na pista do Estádio Olímpico de Tóquio foi Samira da Silva. Disputando a grande final dos 100m rasos da classe T36, a atleta correu na raia de número 3 e ficou na sétima colocação com o tempo de 15s27.

+ GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

Samira acabou não conseguindo acompanhar o ritmo das rivais, principalmente a chinesa Yiting Shi, que conquistou a medalha de ouro com direito à recorde mundial batido na prova com o tempo de 13s61. O pódio da disputa foi formado ainda com Elena Ivanova, da Rússia, com o tempo de 14s60, e Danielle Aitchison, da Austrália, que cruzou a linha de chegada com 14s62.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Poucos minutos depois, Ariosvaldo Fernandes representou o atletismo brasileiro na final dos 100 m da classe T53 e fez uma prova bastante sólida, cruzando a linha de chegada na quarta colocação com o tempo de 15s41. Após um começo forte, o brasileiro conseguiu manter a intensidade durante todo o percurso, porém não conseguiu beliscar um lugar no pódio.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

O ouro da prova ficou com Pongsakorn Paeyo, da Tailândia, que fechou a disputa com o tempo de 14s20, lhe garantindo o recorde paralímpico da prova. A prata ficou com Brent Lakatos, do Canadá, e o pódio foi fechado com Adbulrahman Alqurashi, da Arábia Saudita.

Classificatórias

atletismo Tóquio Ariosvaldo Fernandes
Viviane Ferreira de Soares conseguiu a sua classificação para a semifinal (Rogério Capela/CPB)

Além das finais, o Brasil esteve representado no atletismo nesta quarta em Tóquio em outras três provas classificatórias no dia. Na primeira delas, Viviane Ferreira de Soares correu ao lado de seu guia, Newton Junior, e carimbou a sua classificação para a semifinal dos 100 m livre da classe T12 ao vencer a sua bateria com o tempo de 12s62. A semifinal da prova acontece na noite desta quarta-feira.

Já os outros dois brasileiros a buscar uma vaga na decisão acabaram não conseguindo avançar. Pela primeira bateria dos 100m da classe T11, Felipe Gomes acabou fechando a prova na quarta colocação com o tempo de 11s68. Poucos minutos depois, Lucas Prado foi o terceiro colocado da segunda bateria, com o tempo de 11s44 e também não conseguiu avançar, já que apenas o melhor de cada uma das baterias conseguiu a vaga.

Mais em Atletismo