Apenas três brasileiros competiram nas provas do atletismo disputadas na noite desta sexta-feira. Nos 200 m rasos T36, Samira Brito terminou na sexta colocação, uma posição a frente da compatriota Táscitha Oliveira Cruz. Nos 400 m T53, Ariosvaldo Fernandes se classificou para a final com o oitavo tempo.
Na única final do período com presença de brasileiros, a chinesa Yiting Shi dominou completamente os 200 m T36 e bateu o recorde mundial com a marca de 28s21. A medalha de ouro ficou 1s67 a frente da neozelandesa Danielle Aitchison, que ficou com a prata. A argentina Yanina Martinez foi bronze com 30s96.
As brasileiras cruzaram a linha de chegada nas duas últimas posições da final, mas com a eliminação da alemã Nicole Nicoleitzik, Samira Brito ficou em sexto com 31s92 e Táscitha Oliveira Cruz foi a sétima com 32s91.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Nos 400 m rasos da classe T53, para cadeirantes, Ariosvaldo Fernandes conseguiu a classificacão para a final. O brasileiro cruzou a linha de chegada de sua bateria na quinta colocação com o tempo de 51s65, mas foi beneficiado pela desclassificação de dois atletas, Masaberee Arsae, da Tailândia, e Shaoqiao Yang, da China, e terminou na terceira colocação.
+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
A final acontece às 8h01 da manhã deste domingo e Ariosvaldo Fernandes entra na disputa por medalhas com o pior tempo entre os oito finalistas. Os favoritos são o tailandês Pongsakon Paeyo, que, na eliminatória do brasileiro, quebrou o recorde paralímpico com a marca de 47s31, e o canadense Brent Lakatos, atual recordista mundial com a marca de 46s82 feita em 2019, mas que fez 48s00 em sua bateria de classificação em Tóquio.