O paranaense Gabriel Alves dos Santos e o paulista Leonardo Santos de Jesus se classificaram, nesta quinta-feira (19) para as semifinais dos 400 m com barreiras e dos 800 m, respectivamente, do Campeonato Mundial Sub-20 de atletismo. O torneio começou a ser disputado na quarta-feira (18) e prossegue até domingo (22/8) no Estádio Kasarani, em Nairóbi, no Quênia.
Gabriel dos Santos, de 18 anos, ficou na segunda colocação na série 4 das eliminatórias, com 52.25, seu recorde pessoal, garantindo lugar na próxima fase da competição. O seu melhor tempo anterior era de 52.33, obtido na conquista da medalha de ouro do Campeonato Sul-Americano Sub-20, em julho. As semifinais serão disputadas a partir das 9 horas deste sábado (21), no horário de Brasília.
+Com mais ‘fome’ pelo ouro, Mayra já inicia ciclo de Paris: ‘Medalha é construída agora’
“Foi uma prova boa, mas temos muito a melhorar ainda. Estava esperando fazer minha melhor marca e avançar. Minha expectativa para a semifinal é fazer uma corrida melhor do que a da qualificação e conseguir vaga na final”, disse o atleta, que errou a terceira barreira, quando precisou trocar de perna de passagem.
Já Leonardo de Jesus, de 19 anos, correu na série 4 e também ficou em segundo lugar nos 800 m, com 1:49.76. A semifinal será sábado, às 10h30 (de Brasília). O paulista de Arujá fez uma prova tática, conforme combinado com o seu técnico Clodoaldo Lopes do Carmo.
“Corri para me qualificar e para isso tinha de chegar entre os três primeiros. Fiquei mais atrás e só disparei no final. Foi muito bom, porque não fiz muita força e vou estar bem na semifinal. Tive alguns erros que tenho de corrigir para sábado e por isso vou falar com o meu treinador. Quero dar o meu melhor e passar para a final de domingo”, explicou o corredor, também campeão sul-americano em Lima e federado só desde fevereiro, com 1:46.97 como recorde pessoal.
Mais Brasil
Na etapa da tarde do Mundial Sub-20 de atletismo, a forte chuva interrompeu a programação e a qualificação do salto triplo atrasou em uma hora. A paulistana Vivica Ifeoma Ilobi obteve 12,51 m (1.4) como melhor marca, terminando em 10º lugar no Grupo B e em 19º no geral. A islandesa Maja Askag conseguiu o melhor resultado, com 13,48 m (0.2).
Além disso, a etapa desta sexta-feira (20) será agitada. Entre as provas programadas está a final do salto em distância masculino, a partir das 10h35 (de Brasília), com a participação do paranaense Gabriel Luiz Boza, que entra com a terceira melhor marca (7,90 m) entre os inscritos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Outros brasileiros na etapa são Giovana Corradi e Daniele Campigotto, nas eliminatórias dos 100 m com barreiras, a partir das 3h36; Fabrício Júlio Pereira e Rian Pereira Coutinho, nas eliminatórias dos 110 m com barreiras, a partir das 3h55; Lissandra Maysa Campos e novamente Giovana Corradi, na qualificação do salto em distância, a partir das 4h55: e Érica Cavalheiro e Izaias Alves Sales, nas eliminatórias dos 200 m, a partir das 5h21.