O atletismo brasileiro terá galeria permanente no eMuseu do Esporte a partir de agosto. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o eMuseu assinaram parceria para a criação da galeria que trará os principais personagens do esporte número 1 do programa olímpico, que existe desde a Antiguidade e a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em 1896.
Esta será a décima galeria fixa do eMuseu, que tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inovador e colaborativo. O patrocínio do projeto é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A curadoria desta exposição do atletismo será de Martinho Nobre dos Santos. Serão expostos acervos das grandes conquistas do atletismo brasileiro, sua história e a trajetória de seus grandes atletas, dentre eles os campeões olímpicos Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Maurren Higa Maggi e Thiago Braz da Silva e os campeões mundiais Fabiana Murer e Mauro Vinícius da Silva, o Duda.
Atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos
O atletismo brasileiro tem 17 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze) ganhas em Olimpíadas. Um total de 34 medalhas foram conquistadas em Olimpíadas e em Mundiais ao ar livre e indoor adultos.
-‘Foi a cabeça’, diz Maria Suelen, a chave para lavar a alma em cima da Ortiz
Os amantes do esporte poderão conhecer como a hegemonia do Brasil na América do Sul foi construída por meio das conquistas em campeonatos de área e também a atuação de atletas brasileiros em Jogos Pan-Americanos.
– A galeria da Confederação Brasileira de Atletismo marca o início dos lançamentos do eMuseu em 2021. Para nós, é uma grande honra contar com a parceria e com o acervo de uma confederação tão renomada. Temos muito orgulho de ter agora a CBAT ao lado das demais entidades que possuem galerias no eMuseu”, afirma a Professora Dra. Bianca Gama Pena, idealizadora do eMuseu do Esporte com o Professor Dr. Lamartine Da Costa (UERJ).
RECEBA NOTÍCIAS NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
“Para a CBAt é uma honra, uma alegria imensa estarmos no eMuseu. O atletismo brasileiro tem uma história vitoriosa, com mais de 20% das medalhas olímpicas do país. Poder levar um pouco dessa história para a tela de um computador, de um tablet, de um smartphone é algo fantástico. Essa interatividade e a utilização da tecnologia para a preservação da história, da memória é uma ferramenta fantástica. A história do atletismo nacional é a bússola que nos guia para o futuro”, ressalta Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.