O paulista Leonardo de Jesus confirmou seu potencial ao ganhar o título dos 800m do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, na tarde deste sábado (22), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista. Ele venceu a prova, com o tempo de 1:50.78, ratificando o índice para o Mundial de Atletismo Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto.
A façanha de Leonardo, de 19 anos, deve ser reconhecida. Afinal, o atleta é federado há apenas quatro meses e assegurou o primeiro ouro da carreira numa competição nacional. “Estou muito feliz com a vitória. Até há pouco tempo não poderia imaginar isso”.
-Pamela Rosa, Letícia Bufoni e Rayssa Leal avançam à final do street no Dew Tour
No começo do ano, a convite do treinador Clodoaldo Lopes do Carmo, ele foi registrado na Federação Paulista pelo Pinheiros. Mudou-se de Franco da Rocha para Bragança Paulista, onde mora na casa dos atletas do clube e treina no CNDA. “Meu objetivo aqui era fazer uma marca ainda melhor, mas corri sozinho, puxando o ritmo e isso é difícil”, comentou o atleta que ratificou também o índice para o Campeonato Pan-Americano de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro. “O meu sonho na carreira é defender um dia o Brasil nos Jogos Olímpicos”.
O próximo compromisso de Leonardo de Jesus será o Troféu Brasil, de 10 a 13 de junho. “Contra atletas mais experientes, sem a necessidade de sair na frente, a tendência é ele correr em menos de 1:49, superando o recorde pessoal de 1:49.89”, comentou o treinador Clodoaldo Lopes do Carmo.
Mais conquistas neste sábado no Brasileiro sub-20 de atletismo
Nos 800m feminino, a paranaense Dhenifer Fernandes Vaz foi a ganhadora da medalha de ouro, com 2:14.51, recorde pessoal. “Fiquei muito emocionada com a vitória porque a gente precisa sempre superar nossos limites”, afirmou a atleta. O recorde anterior de Dhenifer era de 2:16.91, obtido no dia 25 de abril, também em Bragança. Larissa da Silva Lucio ficou em segundo lugar, com 2:15.38, seguida de Livya Kezia Coimbra Leite, com 2:15.69.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Nos 5.000m, o mato-grossense Peterson Santos Ribeiro conquistou o título ao completar a distância em 15:11.04. Foi a segunda medalha do atleta de 18 anos, vice-campeão dos 3.000 m. “Volto para Barra do Garças muito feliz e animado para treinar mais”, disse Peterson. Maximino Kunen Junior terminou na segundo colocação, com 15:35.89, enquanto Lucas Vinicius Martins ficou em terceiro, com 15:41.16.
A quarta etapa da competição, que termina neste domingo (23), foi encerrada com a disputa dos 1.500m do decatlo. Arnaldo Kowales Junior foi o campeão, com 6.318 pontos, recorde pessoal. Ele alcançou o índice para o Pan-Americano de outubro (6.293 pontos). Matheus Donadoni Pires ficou com o segundo lugar, com 6.026 pontos, seguido de Eliel Abner Stunff, com 5.875.