O Torneio Cidade de Bragança Paulista – Capital Nacional do Atletismo, que será disputado sábado (24/4) e domingo (25/4), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), reunirá 360 atletas, de 14 Estados e do Distrito Federal, representando 70 clubes de todas as regiões do País.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
A competição está sendo organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em função das dificuldades causadas pela pandemia da COVID-19, que nos últimos meses impediu a realização de eventos nacionais e estaduais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O objetivo é dar oportunidade aos atletas de tentarem boas marcas no Ranking Nacional, que definirá a seleção brasileira para o Campeonato Sul-Americano Adulto, marcado para o período de 14 a 16 de maio, em Buenos Aires, Argentina. Serão chamados os dois primeiros colocados no Ranking nas provas individuais e o prazo para a obtenção de marcas, segundo os critérios de convocação, termina na segunda-feira (26/4).
A competição tem sete atletas qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio inscritos: Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior (Sogipa), e Alexandro Melo, o Bolt (CT Maranhão), no salto triplo; Augusto Dutra (Pinheiros), no salto com vara; Eduardo de Deus (CT Maranhão), nos 110 m com barreiras; Felipe Vinicius dos Santos (AABLU), no decatlo; Caio Bonfim (CASO), nos 20.000 m marcha atlética; e Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros), no lançamento do disco.
O Torneio Cidade de Bragança Paulista – Capital Nacional do Atletismo, válido também para a tentativa de índices olímpicos, foi aberto para atletas que estão no Ranking Brasileiro Adulto de 1 de janeiro de 2020 a 11 de abril de 2021 entre os 12 primeiros nas provas de campo e os 24 primeiros nas provas de pista.
A CBAt informou que ao seu pedido a World Athletics alterou o nível da competição de “F” para “E”, aumentando a pontuação dos resultados para efeito de Ranking Mundial de Pontos, que também qualifica atletas para Tóquio.
O torneio seguirá todos os protocolos de segurança sanitária estipulados pelas autoridades da cidade e começará às 8:45 de sábado, com os 100 m do decatlo, e terminará às 17 horas do dia 25, com a final por tempo dos 5.000 m masculino.