8 5
Siga o OTD

Atletismo

Campeã do Circuito Mundial, Érica disputa competição na China

Jonne Roriz/Exemplus/COB

Érica de Sena participa de seu último compromisso da temporada de 2017. Campeã do Circuito Mundial de Marcha Atlética da IAAF, 4ª colocada no Mundial de Londres e recordista sul-americana da prova de 20 km, a pernambucana de 32 anos está confirmada na disputa do Around Taihu International Race Walking, que será realizado entre domingo e quarta-feira (24 a 27/9/2017) em Suzhou, na China. O brasileiro Caio Bonfim também estará presente.

A competição chinesa tem um formato diferente – é destinada a divulgar a modalidade, que já é popular no país – com provas individuais e por equipes. Érica estará em ambas: no domingo, compete os 20 km. A disputa por equipes, na sequência, tem provas de 10 km, 10,5 km e mais 10 km.

“São quatro dias seguidos. Vou competir no individual e também por equipes, que terá mais duas atletas, a colombiana Sandra Lorena Arenas (5ª colocada no Mundial de Londres) e a peruana Kimberly García (7ª colocada). Vai ser uma equipe muito forte. Meu objetivo é vencer por equipe e, no individual, quero ficar entre as três melhores. Vai ser uma competição dura, com atletas chinesas como a Shijie Qieyang, medalhista olímpica em Londres/2012. Vamos ver no que vai dar.”

A disputa na China encerra uma excelente temporada para Érica. Em agosto, a brasileira conquistou a 4ª colocação no Mundial de Londres com recorde sul-americano (1h26min59) e foi declarada campeã do Circuito Mundial da IAAF, conquista inédita para o atletismo brasileiro, resultado de um bom desempenho durante o ano – Érica venceu as etapas de Monterrey (México) e de La Coruña (Espanha), além de ter sido vice-campeã em Ciudad Juárez (México).

Um dos principais nomes da marcha atlética no país, Érica conheceu a marcha atlética na escola, após ter passado por todas as modalidades e não ter se adaptado a nenhuma. Em sua primeira competição como marchadora, foi a última colocada. Pensou em desistir, mas, graças à insistência da professora Elizabeth, que acreditava em seu talento, persistiu nos treinos e começou a se destacar. De volta à B3 Atletismo nesta temporada, Érica vive na cidade de Cuenca, no Equador, desde 2011 – é casada com Andrés Chocho, também marchador (ele é recordista sul-americano dos 50 km) e seu técnico.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Atletismo