As competições mais importantes do calendário nacional estão na mira de alguns dos atletas que ganharam destaque no Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, disputado entre os dias 6 e 8 de novembro em Bragança Paulista, São Paulo.
+ Após vencer o Sub-20, Orcampi conquista o Brasileiro Sub-18
Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu, o melhor atleta da competição sub-20, já anunciou sua expectativa para a disputa do Grande Prêmio Brasil, dia 6 de dezembro, e o Troféu Brasil, de 10 a 13 de dezembro – as duas competições serão no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo.
O mineiro quebrou o recorde no Brasileiro Sub-20 nos 800 m, com 1min47s96, e venceu os 1.500 m, com 3min55s51, no Brasileiro Sub-20.
Joaquim Cruz
Dudu confirmou que vai competir no GP, empolgado com a possibilidade de disputar um torneio internacional ainda este ano, já que o Mundial Sub-20 de Nairóbi, do Quênia, para o qual tinha índice foi adiado pela World Athletics para agosto de 2021, logo após a Olimpíada de Tóquio.
Ele recebeu convite da organização do GP para correr os 800 m, prova nacional e que abre o programa do GP, às 13h30 do dia 6 de dezembro. Fã do campeão olímpico Joaquim Cruz, quer seguir evoluindo nas provas de meio-fundo orientado pelo treinador Clodoaldo Lopes do Carmo.
“Estava muito motivado para correr no Mundial, depois de ter batido três vezes o meu recorde pessoal. Comecei a treinar os 800 m no ano passado (2019) com o professor Clodoaldo, em Bragança Paulista, e acho que posso melhorar muito”, disse o atleta.
Mineiro saltando alto
Da mesma escola de Dudu, o também mineiro Elton Junio dos Santos Petronilho fez 2,17 m no salto em altura – que também seria o índice para o adiado Mundial Sub-20 de Nairóbi – e entrou no top 10 do ranking mundial de atletismo. Está ansioso para as disputas do GP Brasil e o Troféu Brasil. No dia 25 de janeiro, em São Bernardo do Campo (SP), Elton havia saltado 2,13 m.
“Ganhei com 2,17 m, minha melhor marca. No Brasileiro Sub-20, estabeleci dois PBs (personal bests) no mesmo dia, com um salto de 2,14 m e o outro de 2,17 m. E quase passei o 2,20 m na terceira tentativa – finalizando o salto derrubei o sarrafo. E agora eu queria os 2,20 m para finalizar o ano e tenho pela frente o GP e o Troféu Brasil”, disse Elton, de 19 anos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Elton é fã do norte-americano Cristian Taylor, tricampeão mundial do salto triplo, e não pensa em deixar o salto em altura. Pensa num caminho até a seleção principal e os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Cursa o Ensino Médio. “Perdi um ano de escola quando fui atropelado.”