Bryan Barrios ganhou a primeira medalha de ouro do 11º Campeonato Brasileiro Sub-18, no lançamento do martelo, nesta sexta-feira (20), primeiro dia da competição no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, interior de São Paulo.
A vitória veio com a marca de 54,46 m. A medalha de prata ficou com Arilson de Pontes dos Santos, com 54,01 m, e a de bronze com Leonardo Yan Soares Lucas, com 51,61 m.
No salto com vara, segunda final do dia, a medalha de ouro ficou com Jonas Henrique Flores, com 4,10 m, seguido de Ricardo Panstein, com 3,90 m, e Pedro Henrique Aparecido também com 3,90 m, mas atrás nos critérios de desempate.
O Brasileiro Sub-18 de atletismo, com atletas de 15 a 17 anos, prossegue até domingo (22) e é o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia da Covid-19.
Allan Woski
“Foi bem difícil, comecei no ano passado, e tenho de agradecer a minha professora porque foi ela que me deu técnica e força, tudo”, disse Bryan Barrios, que treina com Ana Paula de Campos, em Taubaté, em São Paulo.
O vencedor revelou, ainda, que que se inspirou em Allan Woski, de quem ganhou sua primeira luva especial para o lançamento do martelo. “Me inspirou, foi muito legal o presente.”
+ Meia Maratona Internacional de São Paulo é adiada para 2022
Wolski é o atual campeão do Troféu Brasil no lançamento do martelo, com 71,07 m, medalha de bronze no Sul-Americano de Lima também em 2019, com 72,51 m, e tem como melhor marca pessoal 75,22 m, feito em São Bernardo do Campo há pouco mais de três anos.
Ex-gordinho
A treinadora Ana Paula de Campos contou que Bryan Barrios chegou no atletismo para correr e perder peso. “Mas logo percebi que ele poderia ir bem e era diferente no martelo e poderia fazer bons resultados”, comentou.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Marcos Roberto de Oliveira Lopes, que venceu a prova no Brasileiro Sub-20 de atletismo e era um dos favoritos neste primeiro dia, teve problemas e não conseguiu avançar após os três lançamentos que teve direito.