O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, e o empresário Edemir Pinto, assinaram o contrato de locação das instalações de área de cerca de 250 mil metros quadrados em Bragança Paulista (SP), onde funcionará o Centro Nacional de Atletismo.
O contrato vigorará de 1º de novembro de 2016 até 1º de novembro de 2036. A CBAt não terá de pagar aluguel nos primeiros 18 meses e terá desconto de 50% nos 12 meses seguintes. Só depois passará a pagar R$ 10 mil mensais em valores de hoje atualizados.
As instalações da antiga equipe da Rede contam com pista oficial de nível internacional, pista coberta e outros equipamentos, e, paralelamente, fará parte da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, um convênio da CBAt com o Ministério do Esporte.
“Esta iniciativa traz uma nova perspectiva para o Atletismo. Vamos ter um centro de nível internacional. O desafio agora é implantar tudo o que necessitamos como os alojamentos, depósitos, trilha para cross country, etc.”, disse José Antonio Martins Fernandes. “Para isso, precisaremos do apoio de nossos parceiros.”
Já Edemir Pinto, que está cedendo a área, disse estar muito feliz com a oportunidade. “Não sou eu que estou ajudando o Atletismo, mas o contrário. O Atletismo é que está me ajudando a realizar um sonho, não só meu, mas também do Jorge (Jorge Queiroz de Moraes, o antigo proprietário das instalações, ex-dono da Rede). O Atletismo é um esporte que busca a inclusão social, que reúne pessoas carentes”, comentou.
Além de colaborar com o Atletismo, Edemir Pinto tem um projeto pessoal. Ele vai construir numa área do terreno um abrigo para crianças órfãs de 5 a 18 anos. Além da educação formal, haverá cursos profissionalizantes para todos os internos. “Esta será a realização de outro sonho tão meu quanto de minha esposa”, concluiu.
A Rede Nacional de Treinamento de Atletismo conta com oito centro locais (Manaus-AM, Teresina-PI, Fortaleza-CE, Sorriso-MT, Campinas-SP, Joinville-SC, Porto Alegre-RS e Campo Mourão-PR), dois regionais (Natal-RN e Lavras-MG) e dois nacionais (Bragança Paulista-SP e Rio de Janeiro-RJ).