Não vai ter corrida. Assim como aconteceu em Chicago, Berlim, Paris, Boston e Nova Iorque, a maratona de Amsterdã foi cancelada devido ao coronavírus. Nesta semana, a organização do evento oficializou a não realização da prova por conta do aumento do número de casos de Covid-19 na capital e no país.
De acordo com o número oficial divulgado, a Holanda teve 14.330 casos da doença nos últimos 30 dias. Isso representa mais de 21% de aumento e, por conta disso, a organização da Maratona de Amsterdã, que é uma prova de rua com o selo de melhor avaliação da federação internacional de atletismo, foi cancelada.
Diferente das provas já citadas, a Maratona de Londres acontecerá em 2020. Por conta da Covid-19, a prova em questão terá um percurso alterado e será restrito somente para os atletas da elite.
Lamento e prudência
“É extremamente lamentável que tenhamos cancelado a TCS Amsterdam Marathon devido à crise”, disse Ron van der Jagt, diretor administrativo do organizador da corrida.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“A saúde pública é sempre a nossa prioridade, e é por isso que nada mais queríamos do que permitir que a maratona de Amsterdã acontecesse de forma segura e responsável com uma edição modificada este ano. No entanto, o desenvolvimento da crise da coronavírus nas últimas semanas, tanto na Holanda como fora dela, impossibilitou o avanço desta edição”, comentou a organização.
Todos inscritos em 2021
Os participantes que já haviam se inscrito para a edição deste ano da Maratona de Amsterdã já estão aptos para participar da prova em 2021. Assim como aconteceu na prova de Londres, os organizadores da corrida holandesa criaram um aplicativo para que os corredores consigam percorrer os 42,195 km de forma virtual.