O brasileiro Thiago Braz, campeão olímpico na prova do salto com vara na Rio-2016, fez o suficiente para ganhar o 13º Meeting Internacional Triveneto, na cidade de Trieste, na Itália. O atleta entrou na pista neste sábado (1) após quase seis meses longe de eventos oficiais e precisou acertar apenas um salto para conquistar a vitória. O competir iniciou a disputa a partir de 5,50 m e superou o sarrafo na terceira tentativa.
+ Paulo André e Núbia Soares querem fazer história em Tóquio
A competição do salto com vara contou com nove inscritos, que começaram a prova com o sarrafo em 4,70 m. Thiago Braz optou por iniciar com 5,50 m e apenas um atleta conseguiu saltar o necessário para ter um duelo direto com o brasileiro. John Ernest Obiena, de Filipinas, passou a marca de 5,45 m e entrou na disputa com o campeão olímpico. O asiático abriu mão de saltar 5,50 m, mas falhou duas vezes para 5,55 m e mais uma para 5,60 m.
+ Cross country aposta no revezamento para Paris-2024
Com a vitória garantida, Thiago Braz realizou mais três saltos, mas não foi bem sucedido nas duas tentativas para 5,65 m e também não obteve êxito na única para 5,70 m. A última prova do brasileiro no ano havia sido o Meeting Indoor de Berlim, na Alemanha, no dia 14 de fevereiro. Essa foi a estreia dele em eventos ao ar livre, já que última atuação em estádio foi no Campeonato Mundial de Doha, no Catar, onde terminou em quinto lugar.
Volta no país em que mora
Recordista olímpico com 6,03 m, Thiago Braz mora e treina em Formia, na Itália, e já tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foi transferido de 2020 para 2021 por causa da pandemia do coronavírus. O evento deste sábado, inclusive, foi realizado com alguns cuidados sanitários por causa da doença global que afetou todo o calendário internacional do atletismo deste ano.
+ Fabiana Murer e Juliana Campos celebram o salto com vara
Além de Thiago Braz, que ficou com a medalha de ouro, o pódio contou com as presenças do filipino John Ernest Obiena, campeão asiático e parceiro de treino do brasileiro, em segundo lugar, com 5,45 m, e do italiano Max Mandusic, em terceiro, com 5,35 m. O campeão olímpico ficou dois meses treinando em casa no início da pandemia e só no final de maio voltou a treinar no Centro Olímpico de Formia, orientado pelo ucraniano Vitaly Petrov.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A presença de Thiago Braz foi uma das principais atrações do Meeting Internacional Triveneto. No salto com vara, era o maior nome entre os inscritos, já que ocupa a quinta colocação no ranking mundial da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo). O filipino, 16º melhor classificado no ranking mundial, saltou 5,81 m em 2020, o melhor resultado neste ano entre os atletas que participaram do evento.