Depois da etapa da tarde deste sábado, o PM Colombo, do Paraná, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro Sub-16 de atletismo, que está sendo disputado em São Bernardo do Campo. A equipe soma 60 pontos, deixando para trás do antigo líder, Centro Olímpico, que caiu para o terceiro lugar com 48. A segunda colocação é da ASPMP, que tem 49.
Na primeira final da tarde, Eric Vitor Leal Ferreira, da ASA de Sorriso (MT), foi o campeão dos 100 m com barreiras, com 13.13. “Foi meu recorde pessoal, mas posso melhorar”, disse Eric, de 14 anos. Nos 80 m feminino, mais um título para a equipe de Sorriso, com Nerisnelia dos Santos Sousa, de 15 anos, que marcou 11.81. “Sou do Maranhão, fui com a família para Sorriso, onde comecei no Atletismo. Quando a família voltou para o Maranhão, eu fiquei para continuar na carreira”, disse ela.
O treinador Marcos Flademir Vieira é técnico dos dois velocistas. “Realizamos vários festivais e surgem muitos atletas com potencial”, diz Marcos. “O Eric e a Nerisnelia apareceram assim”, afirma.
No lançamento do dardo feminino, a vitória de Alana das Neves Maranhão, com 43,39 m. Alana tem 15 anos, há três pratica Atletismo e treina com Ademir Nicola Francisco, o Mimi. “Foi bom ganhar, mas a marca poderia ter sido melhor, ainda tenho que melhorar a técnica e o movimento do quadril”, disse a lançadora,
O ganhador do salto em altura, Caio Laim dos Santos, fez 1,86 m, tem 15 anos, treina no Centro Integrado de Performance, do Rio de Janeiro, com Marcos Costa. “Gostei da prova, mas posso fazer melhor”, disse o atleta.
Na marcha 5.000 m masculina, vitória de Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo), com 24:53.09. Aos 15 anos, treinado por Sidmar Andrigheto, gostou da prova: “A marcha é difícil, muito técnica e a prova foi boa. Consegui melhorar minha marca pessoal”, disse Paulo Henrique. “Hoje a marcha está crescendo muito no Brasil”, concluiu,
Neste domingo (23), último dia do Campeonato, as disputas começam às 08:25, com a qualificação do lançamento do dardo masculino. Na parte da manhã haverá cinco finais. À tarde serão disputadas 11 finais.