Uma das corridas de rua mais tradicionais do país, a Volta da Pampulha foi adiada para o ano que vem em virtude da pandemia do coronavírus. A prova de 17,8 km, marcada inicialmente para o dia 13 de dezembro de 2020 nos arredores do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, agora ocorrerá no dia 12 do mesmo mês em 2021.
A organização divulgou uma nota explicando o motivo da decisão e revelou que a corrida de 2021 será especial por contemplar as duas edições.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
As inscrições efetivadas continuam válidas e atualizações serão publicadas no site oficial, através da assessoria de imprensa e das mídias sociais da Yescom. A nova data é prevista poderá sofrer alterações de acordo com as determinações dos órgãos públicos competentes.
Alterações em cinco das seis majors
O segmento das corridas de rua foi duramente afetado pela pandemia. Muitas provas tradicionais para atletas amadores foram canceladas ou adiadas por medida de precaução ao coronavírus, incluindo cinco das seis principais maratonas do mundo, conhecidas pelos corredores como “Majors”.
A primeira a sentir o impacto do vírus foi a Maratona de Tóquio, que ocorreu em março sem público, só com os atletas de elite, prejudicando ceca de 38 mil amadores que estavam na reta final de preparação. Na sequência, a Maratona de Londres, marcada para abril, teve nova data marcada para outubro, mas deve contar apenas com os profissionais.
Mesmo ocorrendo tradicionalmente no segundo semestre do ano, as outras quatro majors também sofreram alterações. Mais antiga de todas, a Maratona de Boston foi cancelada pela primeira vez na história.
A prova de Berlim havia sido adiada de início, mas seguiu pelo mesmo caminho. O mesmo ocorreu com a corrida de Nova York, a maior do mundo e que chegaria a sua 50ª edição em 2020. Apenas a Maratona de Chicago segue, por hora, sem alterações e confirmada para o dia 11 de outubro.