O francês campeão olímpico em Londres-2016 Renaud Lavillenie e o sueco recordista mundial Mondo Duplantis acabaram dividindo o título do Ultimate Garden Clash, versão salto com vara. Uma disputa caseira de atletismo, que ainda teve o americano Sam Kendricks como terceiro colocado.
A competição, criada pelos três saltadores de vara, foi para ver quem conseguiria produzir o maior número de saltos de 5 m em 30 minutos. Tudo a partir do conforto e segurança de seus próprios jardins.
Lavillenie, ouro em Londres 2016, estava saltando de sua casa em Clermont-Ferrand, na França. Nos Estados Unidos, Kendricks participou de seu quintal em Oxford, Mississippi, e Duplantis, recordista mundial com 6m18, disputou de Lafayette, Louisiana, também nos Estados Unidos.
No final do Ultimate Garden Clash, Lavillenie e Duplantis somaram um total de 36 saltos de cinco metros, superando os 26 de Kendricks. Após uma breve discussão entre os dois primeiros colocados, eles decidiram compartilhar a vitória.
As aspas
“Acabei, não quero correr nenhum risco”, disse Renaud Lavillenie. “Vou dividir o ouro com Mondo.
“Eu estava realmente sentindo falta da sensação de estar competindo. É uma loucura, mas mesmo fazendo isso no meu jardim, tenho a mesma sensação de um grande campeonato. Foi muito emocionante e estou muito feliz por fazer parte disso. Não vou fazer isso toda semana, mas fico feliz em fazê-lo uma vez por ano”, completou o francês.
Embora estivesse preparado para continuar competindo, Mondo Duplantis ficou feliz em compartilhar a vitória com seu antecessor como recordista mundial.
“Foi muito divertido competir contra esses caras”, disse Duplantis. “Eu realmente senti falta de competir. Não achei que fosse terminar empate, mas isso é esporte! ”
Enquanto isso, Sam Kendricks achava que o resultado poderia ter sido diferente se eles tivessem como alvo alturas mais altas.
“Se a altura estivesse a 5,40 m, talvez fosse uma história diferente”, disse Kendricks, o único saltador que não registrou nenhuma falha. “Preparar-me para isso foi honestamente o meu melhor treinamento de toda a primavera”.
A disputa
O recordista mundial Mondo Duplantis assumiu a liderança e Renaud Lavillenie não estava muito longe do ritmo do jovem sueco. Já o bicampeão mundial Sam Kendricks, enquanto isso, tentou tentou seguir os adversários, mas acabou ficando para trás logo no primeiro período de 15 minutos.
Apesar de uma tentativa abortada, Duplantis foi o primeiro a alcançar números duplos e ele registrou 18 saltos de cinco ao fim do primeiro período. Lavillenie veio logo atrás, com 17. Enquanto Kendricks acumulou apenas 12.
No segundo período de 15 minutos, Duplantis e Lavillenie continuaram a saltar em ritmo semelhante. Duplantis havia conseguido 25 saltos com 10 minutos restantes, enquanto Lavillenie seguia sempre de perto. Kendricks tentou aumentar sua taxa de salto, mas se atrapalhou e foi ficando longe da disputa pelo título.
Após uma tentativa perdida de Duplantis, Lavillenie assumiu a liderança a dois minutos do final do tempo estabelecido. Só que Duplantis correu atrás e igualou as coisas.
A repercussão
O presidente da World Athletics , Sebastian Coe, foi um dos milhares de fãs que assistiram ao Ultimate Garden Clash. Só no Facebook, a disputa ao vivo teve mais de 134 mil visualizações.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Estou tão orgulhoso desses três atletas talentosos”, disse Coe. “Esta é uma iniciativa brilhante, muito divertida e realmente inovadora. Meus agradecimentos a eles, suas famílias e a equipe mundial de atletismo por trazer de volta o atletismo ao vivo durante o confinamento. Espero que possamos trazer mais alguns eventos como esse para todos os atletas e fãs por aí. Obrigado a todos os nossos atletas que ficam em casa e treinam muito.”
A World Athletics está explorando a possibilidade de realizar outras competições de Ultimate Garden Clash nas próximas semanas.