O paulista Paulo Sergio Oliveira foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Campeonato Mundial de Londres, que será disputado de 4 a 13 de agosto, na Grã-Bretanha. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (dia 27) após solicitação oficial da CBAt à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
De acordo com os critérios de convocação fixados pela entidade, Paulo Sergio estava habilitado a participar do Mundial ao conquistar a medalha de ouro no salto em distância no Sul-Americano de Assunção, no Paraguai, e estar entre os 40 primeiros colocados no Ranking Olímpico da IAAF, encerrado no dia 23 passado, que leva em conta três atletas por país. Ele ocupa o 34º lugar, com 8,05 m (0.3).
Aos 24 anos, Paulo Sergio, nascido na cidade de Buritama, disputa também o salto triplo. Tanto assim, que no Troféu Brasil Caixa 2017, realizado em junho, em São Bernardo do Campo (SP), conquistou ouro no salto em distância (7,77 m) e bronze no triplo (16,23 m). É treinado por Aristides Junqueira.
A Confederação Brasileira de Atletismo definiu, também, a Comissão Técnica da Seleção para o Mundial.
Carlos Alberto Cavalheiro (CBAt) será o treinador-chefe. Os treinadores: Ricardo Antônio D’Angelo (SP), José Antonio Rabaça (SP), Katsuhico Nakaya (SP), Tania Fernandes de Paula Moura (SP), Vania Maria Valentino da Silva (RJ), Evandro Cassiano de Lazari (SP), Edemar Alves dos Santos (SP), Gianetti Oliveira de Sena Bonfim (DF), Julian Baloy Mejias Silva (SP), Justo Manuel Navarro Despaigne (CBAt), Vladimir Kevo (CBAt).
Com mais a convocação de Paulo Sergio, a delegação brasileira conta agora com 37 atletas para o Mundial de Londres, sendo 21 no masculino e 16 no feminino.
NÚBIA SOARES PEDE DISPENSA
Após o anúncio de thiago Braz, nesta quinta-feira (27), outra atleta pediu dispensa da Seleção Brasileira que vai ao Mundial de Londres. Trata-se da triplista Nubia Aparecida Soares (B3 Atletismo), que machucou o pé na Liga Diamante de Rabat, no Marrocos.
Segundo o treinador da atleta, Aristides Junqueira, a saltadora teve uma inflamação do calcâneo e não estará em condições de se recuperar até o Mundial.
“É uma pena, a Nubia era uma esperança de boa colocação em Londres já que é uma das cinco melhores da prova no mundo na temporada na prova”, diz Toninho Fernandes. Nubia saltou duas vezes 14,56 m no Troféu Brasil.