Além de revelar a proposta do Comitê Olímpico Internacional (COI) de que todos os atletas garantidos em Tóquio manterão as vagas mesmo com adiamento, Sebastian Coe, presidente da World Athletics, ex-IAAF, comentou sobre o calendário do atletismo e disse que a entidade busca alternativas para realizar provas classificatórias aos Jogos Olímpicos.
A World Athletics respeitará os índices olímpicos obtidos antes do adiamento, mas ainda precisa preencher 50% do total de vagas. A entidade aguarda uma definição do COI e do Japão em relação à data dos Jogos para elaborar um novo cronograma que defina o restante dos classificados.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Estamos agilizando nossa revisão atual do sistema de qualificação olímpica e liberará quaisquer alterações no processo o mais rápido possível, para que os atletas saibam onde estão”, escreveu Sebastian Coe em carta aberta.
Coe acredita que os meetings do atletismo devem voltar entre o final de agosto e começo de outubro. Ele já planeja eventos em todos os continentes, para que os atletas não precisem viajar pelo mundo para competir.
Adiamento do Mundial
Antes de emitir a carta aberta, Sebastian Coe participou de uma videoconferência e foi perguntado se o adiamento dos Jogos Olímpicos pode comprometer a realização do Mundial, que está programado para acontecer entre os dias 6 a 15 de agosto de 2021, em Oregon, nos Estados Unidos. Especula-se que o evento possa ser remarcado para 2022.
“Assim que eles (o Comitê Olímpico Internacional e o governo do Japão) definirem isso, vamos analisar o que vai causar de impacto ao nosso Mundial”, se resumiu.
Nesta sexta-feira, a World Athletics anunciou o adiamento de mais três etapas da Liga Diamante. A principal série de meetings de atletismo é mais um evento prejudicado por causa da pandemia de coronavírus.