Neste domingo de carnaval, o veterano Paulo Roberto de Almeida Paula tem motivo suficiente para comemorar. Na Maratona de Sevilha, na Espanha, o brasileiro de 40 anos conseguiu o índice necessário para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Na competição espanhola, Paulo Roberto obteve a marca de 2h10min08s, ficando na 24ª colocação. Ele fez ainda sua melhor marca pessoal – a anterior, de 2:10.23 havia sido estabelecida em Pádua, Itália, 2012 – e passa a ser o primeiro do Ranking Brasileiro. Daniel Chaves tem 2:11:10, tempo obtido na Maratona de Londres, em 2019.
Mesmo com o índice conquistado, a vaga ainda não é certa. Há limite de 80 vagas para a maratona e o Brasil já tem mais de 80 atletas com índice (já considerando máximo de 3 por país). Sendo assim, a classificação será pelo ranking mundial.
Caso a vaga se confirme, Paulo Roberto vai disputar sua terceira edição de Jogos Olímpicos. Em Londres 2012, ficou em oitavo lugar, e na Rio 2016, terminou em 15º.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Logo após os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o atleta e seu treinador Luís Fernando Almeida Paula se preocuparam em estabelecer um planejamento em função da idade de Paulo Roberto que poderia favorecer pela experiência ou afetar a preparação pelo desgaste.
“Trabalhamos bastante a meia maratona e algumas provas de 10 Km, mas sempre visando a maratona porque o foco era ele estar numa Olimpíada em condições de boa performance”, explicou Luis Fernando.
O treinador destacou ainda que o objetivo na preparação do atleta foi ganhar volume – meia maratona e dez quilômetros serviram como treinos de luxo. Luis Fernando garantiu que Paulo Roberto está muito feliz e mesmo com 40 anos quer um bom resultado na Olimpíada.
A semana contou com mais uma boa notícia para Paulo Roberto. Com o pedido de dispensa de Gilmar Silvestre Lopes, a CBAt convocou o experiente atleta para o Mundial de Meia Maratona, dia 29 de março, em Gdynia (POL).
Idade não é documento
Mesmo aos 41 anos, Paulo Roberto continua competindo no alto nível. Foi 19º no Mundial de Doha-2019, no Catar, prova disputada à meia-noite, com muito calor e ainda disputa várias provas em Portugal, país onde é radicado.
Em janeiro, por exemplo, foi o segundo colocado na 22ª Meia Maratona Manuela Machado realizada em Viana do Castelo, completando o percurso de 21,1 km com o tempo de 1h04min56.