Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeão do Parapan disputa Brasileiro por vaga no Mundial

Fabrício Barros é um dos destaques da competição, que acontece a partir desta sexta-feira no CT Paralímpico, em São Paulo

atletismo sanções Rússia invasão Luís Gabriel pereira Meeting de Madri indoor calendário 2025
Annca/Pixabay

Após desbancar o favorito Noah Malone nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, o brasileiro Fabrício Barros disputa o Campeonato Brasileiro de Atletismo, marcado para começar na sexta-feira (27) no Centro Paralímpico de São Paulo. Em Lima, ele derrotou o atleta dos Estados Unidos nos 100m da classe T12 (atletas com baixa visão).

Campeonato Brasileiro de Atletismo representa a última chance de classificação para o Mundial de Dubai, em novembro. Serão, ao todo 872 competidores. Para Fabrício Barros o número-chave é 10s81, marca estabelecida pelo Departamento Técnico do CPB para garantir a vaga no Mundial pelos 100m T12.

Ele faturou o título do Parapan em 10s97, embora as condições climáticas da Villa Deportiva Nacional (Videna) de Lima tenham sido reconhecidamente adversas. A expectativa, assim, é grande para que ele garanta seu lugar no time brasileiro que irá aos Emirados Árabes Unidos. Em junho, também no CT, ele registrou 10s83 – a apenas dois centésimos da marca qualificatória.

“A minha preparação para o Campeonato Brasileiro foi contínua após o Parapan. Praticamente não houve descanso e eu tenho noção de que tenho condições de fazer uma boa marca para alcançar o índice para o Mundial. Claro que as condições climáticas e da pista precisam ajudar, mas acredito que tudo acontecerá da melhor maneira. Tudo o que for possível irei executar dentro da pista para que o resultado venha”, disse Fabrício Barros, cuja visão é reduzida em decorrência de uma toxoplasmose.

Até o momento, 17 atletas já atingiram o índice para o Mundial. Entre os qualificados estão o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63), a baiana Raissa Machado (F56) e o paulista Thiago Paulino (F57).

+Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Brasileiro de Atletismo

Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Atletismo. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional, cujos ponbtos são obtidos em competições qualificadas.

No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.

Serviço
Data: 27 e 29 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia