Após desbancar o favorito Noah Malone nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, o brasileiro Fabrício Barros disputa o Campeonato Brasileiro de Atletismo, marcado para começar na sexta-feira (27) no Centro Paralímpico de São Paulo. Em Lima, ele derrotou o atleta dos Estados Unidos nos 100m da classe T12 (atletas com baixa visão).
Campeonato Brasileiro de Atletismo representa a última chance de classificação para o Mundial de Dubai, em novembro. Serão, ao todo 872 competidores. Para Fabrício Barros o número-chave é 10s81, marca estabelecida pelo Departamento Técnico do CPB para garantir a vaga no Mundial pelos 100m T12.
Ele faturou o título do Parapan em 10s97, embora as condições climáticas da Villa Deportiva Nacional (Videna) de Lima tenham sido reconhecidamente adversas. A expectativa, assim, é grande para que ele garanta seu lugar no time brasileiro que irá aos Emirados Árabes Unidos. Em junho, também no CT, ele registrou 10s83 – a apenas dois centésimos da marca qualificatória.
“A minha preparação para o Campeonato Brasileiro foi contínua após o Parapan. Praticamente não houve descanso e eu tenho noção de que tenho condições de fazer uma boa marca para alcançar o índice para o Mundial. Claro que as condições climáticas e da pista precisam ajudar, mas acredito que tudo acontecerá da melhor maneira. Tudo o que for possível irei executar dentro da pista para que o resultado venha”, disse Fabrício Barros, cuja visão é reduzida em decorrência de uma toxoplasmose.
Até o momento, 17 atletas já atingiram o índice para o Mundial. Entre os qualificados estão o paraibano Petrúcio Ferreira (classe T47), o paranaense Vinícius Rodrigues (T63), a baiana Raissa Machado (F56) e o paulista Thiago Paulino (F57).
+Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Brasileiro de Atletismo
Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Atletismo. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional, cujos ponbtos são obtidos em competições qualificadas.
No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.
Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em junho, já a segunda, em agosto.
Serviço
Data: 27 e 29 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5