Os 18 atletas que voltaram com medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima entre o final de julho e o início de agosto estão inscritos no Troféu Brasil de Atletismo. A maior competição de clubes da América Latina será disputada de 29 de agosto a 1º de setembro no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.
No total, o Brasil ganhou 16 medalhas (8 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze) em Lima alcançando a segunda colocação no quadro geral atrás somente dos Estados Unidos, com 33 (7, 14 e 12). Na sequência ficaram Jamaica com 17 (6, 5 e 6) e Canadá com 15 (5, 6 e 4).
A participação mostrou a força da equipe e dos principais atletas do País. Os oito ganhadores de medalha de ouro foram Darlan Romani (Pinheiros), no arremesso do peso, Alison dos Santos (Pinheiros), nos 400 m com barreiras, Ederson Pereira (Pinheiros), nos 10.000 m, Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), nos 3.000 m com obstáculos.
Os outros oito com medalhas de ouro fizeram parte dos revezamentos campeões do 4×100 m: Rodrigo Nascimento (Orcampi Unimed), Jorge Vides, Derick Souza, Paulo André e Camilo de Oliveira (os três do Pinheiros), Andressa Moreira Fidelis (IEMA), Vitória Rosa (Pinheiros), Lorraine Martins (CT-Deo) e Rosangela Santos (Pinheiros).
Paulo André ainda ganhou prata nos 100 m, Vitória Rosa foi prata nos 200 m e bronze nos 100 m, e Altobeli levou a prata nos 5.000 m. Ficaram com prata também Caio Bonfim (CASO), nos 20 km marcha atlética, Andressa Oliveira de Moraes (Pinheiros), no lançamento do disco, e Augusto Dutra (Pinheiros), no salto com vara.
Também ganharam medalhas de bronze Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed), no 20 km marcha atlética, Fernanda Borges (IEMA), no lançamento do disco, e Eduardo de Deus (Orcampi Unimed) nos 110 m com barreiras.
Troféu Brasil de Atletismo: 740 atletas de 125 clubes
No total a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 740 atletas, representando 125 clubes, de 18 Estados e do Distrito Federal.
O Troféu Brasil volta a ser disputado este ano em quatro dias, o salto com vara feminino terá finais A e B e a grande maioria das provas será realizada no período da tarde e da noite. As mudanças foram feitas pelo Conselho Técnico da CBAt, visando resultados melhores dos atletas.
As provas de 20 km marcha atlética feminina e masculina serão as únicas disputadas fora do estádio, em circuito de rua, a partir das 8h do dia 31. Serão na Avenida Alpheu Grimello, com largada e chegada próximas ao número 700, ao lado do Lago do Taboão.