O primeiro foco dos brasileiros são os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, de 27 de julho a 10 de agosto, mas o atletismo tem como meta principal da temporada 2019 o Campeonato Mundial de atletismo, que será disputado de 27 de setembro a 6 de outubro, no Catar. E nesta quarta-feira (19) a IAAF abriu a contagem regressiva de 100 dias para a abertura do evento no Estádio Khalifa, em Doha.
Duas estrelas do Catar são esperadas com grande ansiedade: Mutaz Barshim, o segundo melhor atleta do salto em altura da história, com 2,43m, que se recupera de uma lesão no tornozelo, e Abderrahman Samba, dos 400 m com barreiras, que também tem o segundo melhor tempo da história, com 46.98.
Assim como Barshim e Samba, o Mundial de atletismo reunirá os melhores competidores do planeta de países como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, Alemanha, Jamaica e muitos outros.
O Brasil tem até agora 28 atletas qualificados – 20 homens e 8 mulheres – e o prazo para a obtenção de índices vai até 6 de setembro. Entre os atletas com marca mínima destaque para os marchadores Caio Bonfim (CASO-DF) e Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP), que no Mundial de Londres 2017 brilharam. Caio conquistou a medalha de bronze nos 20 km, enquanto Erica terminou na quarta colocação no mesmo evento.
Para informações sobre bilhetes para o Mundial de Atletismo acesse o site oficial do evento. Para aqueles que querem ir para o Mundial há pacotes de viagens pela Qatar Airways e a Discover Qatar. Desconto para viagens pela Qatar Airways pode ser encontrado em aqui usando o código IAAFQA19. Acomodações, ingressos e pacotes de atividades de Doha estão disponíveis aqui.