O quarto Desafio CPB/CBAt de atletismo paralímpico, marcado para domingo (16), é a última chance para obtenção de índice classificatório para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em agosto.
Visando a competição, os atletas treinam no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até esta sexta-feira (14) de forma diferenciada para simular uma competição.
Implementada a partir deste ano, essa estratégia é realizada antes dos grandes eventos. “Os atletas ficam muito ansiosos antes de uma competição, principalmente para saber como ele vai se comportar e se vai melhorar o tempo. Achamos uma forma de controlar essa ansiedade, simulando um treinamento parecido com uma competição”, explica o técnico Amaury Veríssimo.
“Usamos as ferramentas de uma competição que são possíveis utilizar durante um treino, como cronometragem eletrônica, árbitro e tiro. Além disso, fazemos uma competição entre eles, para que no dia da competição eles não sintam nenhuma diferença, pressão ou ansiedade. O atleta deve competir como se estivesse treinando.”
Antes dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto, e do Mundial de Atletismo paralímpico, em Dubai, em novembro, também serão realizados treinos no formato de competição.
“Muitos atletas já afirmaram que se sentiram mais seguros e tranquilos na competição anterior, pois percebeu que tudo era exatamente como no treino de simulação. Os resultados obtidos nesses treinamentos podem ser considerados quase oficiais, levando em conta que os aparelhos usados trazem a verdadeiro essência de uma competição, diminuindo a ansiedade dos atletas com relação à suas marcas”, completou.
O evento é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país.