O Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, que será disputado de sexta-feira (31/5) a domingo (2/6), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), fechará o ranking da categoria para efeito de convocação da Seleção que representará o País no Sul-Americano Sub-20 de Cáli, na Colômbia, nos dias 15 e 16 de junho. A entrada é gratuita para o público que poderá acompanhar duelos entre atletas de qualidade em várias provas.
A competição é importante também por reunir os melhores atletas do Brasil até 19 anos, o que deve forçar a competitividade e a luta pelos índices para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, marcado para o período de 19 a 21 de julho, em San José, na Costa Rica.
Até agora, 17 atletas – oito homens e nove mulheres – já estão qualificados para a competição. Muitos vão se enfrentar no final de semana em Bragança. Será o caso de Maria Victória Belo de Sena e Giovana Rosália dos Santos nos 400 m, ambas de 18 anos e com índice para o Pan. Amigas, as duas treinam juntas em Presidente Prudente (SP), com Inaldo de Sena, pai de Vitória.
“Elas estão sempre juntas, mas na hora da competição cada uma tenta fazer o melhor . O grande objetivo das duas é baixar este ano dos 53.00”, lembra o treinador do FCTE.
Maria Victória lidera o Ranking Brasileiro da categoria, com 53.26, enquanto Giovana Rosália ocupa a segunda colocação, com 53.38. Na retrospectiva de resultados, porém, Giovana tem mais títulos. Ela ganhou bronze nos 400 m e integrou a equipe campeã do revezamento misto 4×400 m no Campeonato Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, em 2017. Esteve na Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 de Tampere, no ano passado, na Finlândia. Este ano, ficou com a medalha de prata no GP Brasil, disputado no dia 28 de abril, também em Bragança Paulista.
Outros encontros marcados entre qualificados para San José terão: Chayenne Pereira (EMFCA) e Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba), nos 400 m com barreiras, Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) e Lucas Conceição Vilar (SESI-SP), nos 200 m, e Agnaldo Barbosa Gonzaga (SESI-SP) e Lucas Pinho Leite (Barra do Garças) nos 800 e nos 1.500 m. Assim como Victória e Giovana, Eric, integrante do revezamento 4×100 m adulto no Sul-Americano de Lima, e Lucas, medalha de bronze nos 200 m nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, têm o mesmo técnico: Darci Ferreira.
A entrada para o público no CNDA, localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), é gratuita, não havendo necessidade de apresentação de ingresso.
As competições serão abertas às 8 horas de sexta-feira, com os 100 m do decatlo. A última prova será no domingo, às 16:40, com a final feminina dos 5.000 m.