8 5
Siga o OTD

Atletismo

Lorraine Martins, uma das atrações do Brasileiro Sub-20

Velocista, integrante da equipe quarta colocada no Mundial de Revezamentos 4×100 m de Yokohama, no Japão, disputa os 100 e os 200 m como favorita, em Bragança Paulista

(Wagner Carmo/CBAt

A velocista carioca Lorraine Martins será uma das maiores atrações do Campeonato Brasileiro sub-20 de Atletismo, que será disputado de 31 de maio a 2 de junho no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). A atleta, de apenas 19 anos, integrou a equipe quarta colocada no Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão.

Apontada como uma das maiores revelações da velocidade feminina do País, a atleta lidera o Ranking Brasileiro dos 100 m da categoria, com 11.54 (1.4), obtido em Irvine, e dos 200 m, com 23.56 (0.5), alcançado em Azusa, ambos nos Estados Unidos, onde participou de um Camping Internacional de Treinamento e Competição.

“O camping e a participação no Mundial de Revezamentos, como titular, foram excelentes como troca de experiência com atletas mais velhas. Ela teve contato com treinadores como Felipe de Siqueira e Carlos Alberto Cavalheiro”, comentou a técnica Neusa Aparecida do Amaral. “Ela sempre teve maturidade muito cedo e colheu resultados muito jovem”, lembrou.

Agora, com toda a festa, recebida pelo presidente Jair Bolsonaro, pela diretoria da Caixa e pelo Ministério da Defesa, em Brasília, Neusa não esconde a preocupação. “Ela vai ter de por os pés no chão. Não pode deixar subir nada à cabeça. Precisa ganhar maturidade para continuar evoluindo”, lembrou. “O grande objetivo deste ano é o Campeonato Pan-Americano Sub-20, em julho, na Costa Rica.”

Lorraine (CT DEO-RJ), que venceu várias provas nas categorias de base, nos 100 e nos 200 m, foi quarta colocada nas duas especialidades no Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, em 2017. No ano passado, foi à final dos 100 e dos 200 m no Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia, ficando em sexto e em sétimo lugares, respectivamente.

O Brasileiro Sub-20 tem um atrativo a mais do que a disputa interclubes. Afinal, o evento fechará o Ranking para a convocação para a Seleção que representará o País no Sul-Americano de Cáli, na Colômbia, nos dias 15 e 16 de junho.

As competições serão abertas às 8 horas do dia 31, com as eliminatórias dos 100 m feminino. A última prova será no dia 2, às 16:40, com a final feminina dos 5.000 m.

Mais em Atletismo