Com o terceiro lugar obtido nos 20 km do Challenge de Taicang, na China, o brasileiro Caio Bonfim assumiu a liderança do Circuito Mundial de Marcha Atlética nesta segunda (13). Na categoria feminina, Erica Sena ocupa a segunda colocação, mesmo sem ter competido na Ásia.
Caio Bonfim soma 21 pontos em quatro etapas, um a mais do que o espanhol Diego García Carreira, segundo colocado, com 20, e três a mais do que o sueco Perseus Karlström, terceiro com 18. Erica Rocha tem 17 pontos, sete atrás da chinesa Shijie Qieyang, a líder com 24, enquanto a colombiana Sandra Arenas ocupa o terceiro lugar com 14.
O terceiro lugar na China veio com o tempo de 1h20min37s, o melhor resultado pessoal do ano do atleta brasileiro, ratificando os índices exigidos para os Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Campeonato Mundial de Doha. A melhor marca anterior dele em 2019 era de 1h21min44s, obtida com o quarto lugar no GP de Rio Maior, em Portugal, em abril.
Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres 2017 e quarto colocado nos Jogos do Rio 2016, nos 20 km, soma no ranking seis pontos pela vitória no Campeonato Australiano de 50 km, em Melbourne, no final do ano passado; mais sete pontos pelo quarto lugar em Portugal, no dia 6 de abril; e outros oito pela terceira colocação na China. No GP de Lázaro Cárdenas, no México, o brasileiro terminou em 11º lugar e não pontuou.
Erica Sena somou seus 27 pontos em dois eventos: sexta posição em Rio Maior, que valeram cinco pontos, e o título em Lázaro Cárdenas, quando recebeu 12 no ranking do Circuito Mundial de Marcha Atlética.
Tanto Caio Bonfim e como Erica Sena estão qualificados para os Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Mundial de Doha. Os dois já têm também as marcas mínimas exigidas pela IAAF para a Olimpíada de Tóquio 2020.