8 5
Siga o OTD

Atletismo

Alexsandro de Melo iguala melhor marca de 2019 no salto triplo

Alexandro de Melo conseguiu a melhor marca do mundo do salto triplo em 2019 ao alcançar 17,22m, igualando o resultado obtido pelo cubano Andy Diaz no final de fevereiro.

Divulgação

O brasileiro Alexsandro de Melo foi o grande destaque do Grand Prix Sul-Americano Cidade de Concepción, no Chile. O atleta conseguiu a melhor marca do mundo do salto triplo em 2019 ao alcançar 17,22m, igualando o resultado obtido pelo cubano Andy Diaz no final de fevereiro.

A marca foi obtida no segundo salto de Alexsandro de Melo no dia. Com o resultado, ele colocou no peito a medalha de ouro. A segunda colocação acabou ficando com o chileno Benjamin Alcayaga, com 15.37m, seguido por Diego Dimaro, da Argentina, com 15m. Assim como aconteceu na prova do salto em distância.

Na disputa do arremesso de peso, Allan Woski acabou ficando fora do pódio. O brasileiro conseguiu a marca de 70.33m, ficando no quarto lugar. As três primeiras posições da prova acabaram ficando com Gabriel Sabra, do Chile, com 72.44m, seguido por Joaquim Goméz, da Argentina, com 72.41m, e o chileno Humberto Arzola ficou em terceiro com 72.29m.

Vitoria Cristina Rosa deu show mais uma vez. Como aconteceu na quinta-feira, quando ela venceu as baterias dos 100m e 200m, a brasileira voltou a terminar a sua bateria dos 100m na liderança, com o tempo de 11.50s. A segunda coloca foi Victoria Woodward, da Argentina, com 11.63s, seguida pela compatriota Flor Lamgboglia, com 11.85s.

No salto em distância, Keila Costa também foi a melhor da prova. Com a marca de 6.45m, atingida em seu segundo salto, a brasileira assumiu a liderança e terminou sua participação na ponta. A segunda colocação acabou ficando com Macarena Meneses, do Chile, com 6.40m, e a chilena Maria Trinidad acabou na terceira colocação, com 5.97m.

Na prova dos 1500m feminino, a brasileira Jaqueline Webber acabou na segunda colocação, com o tempo de 4:26:26s, ficando atrás somente da uruguaia Maria Fernandez, que cruzou a linha de chegada com a marca de 4:26:16s. O terceiro lugar acabou ficando com Torre Soledad, do Peru, com 4:27:41s. Na prova masculina, Fabio Andrade acabou na nona colocação com a marca de 3:54:17s.

Camping nos Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, onde uma equipe brasileira participa de um Camping Internacional de Treinamento e Competição, quatro atletas competiram do Pomona-Pitzer Track and Field Invitational, na Califórnia. O carioca Gabriel Constantino de Oliveira (Pinheiros-SP) foi um dos destaques ao vencer os 110 m com barreiras, com o tempo de 13.36 (0.2), novo recorde da pista e da competição. Ele assumiu também a liderança do Ranking Brasileiro.

Outros bons resultados foram alcançados pelo paulista radicado no Espírito Santo Paulo André de Oliveira (Pinheiros-SP), que venceu os 100 m, com 10.29 (1.3) e os 200 m, com 20.29 (2.0), recorde pessoal, da pista e da competição.

A paulista Juliana de Menis Campos (Orcampi Unimed) também saiu vencedora no salto com vara, com 4,30 m. Já Alison Brendom dos Santos (Pinheiros-SP) ganhou os 400 m com barreiras, com 52.15, e ficou em segundo nos 400 m, com 46.48.

O grupo de atletas brasileiros se prepara no Centro de Treinamento Olímpico de Chula Vista, condado de San Diego, desde o dia 20 de março – o camping prossegue até 25 de abril.

A CBAt e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) organizam o Camping Internacional de Treinamento e Competição, parte do Programa de Preparação Olímpica (PPO). Esta já é a quarta competição feita pelo grupo. Os torneios servem de avaliação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto, para o Mundial de Doha, no final de setembro e início de outubro e principalmente para os Jogos de Tóquio 2020.

Mais em Atletismo