Aline da Silva Ferreira
Aline Silva – wrestling feminino – até 76kg – Olimpíada de Tóquio 2020
Idade: 34 anos (18/10/1986)
Pan: 3
Olimpíada: 2
PAN
– Guadalajara-2011 e Lima-2019
– Toronto-2015
Aline Silva é uma atleta do wrestling – modalidade que também é conhecida como luta olímpica – que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. na categoria até 76kg.
+ Rivais, chances de Laís, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre a categoria até 62kg em Tóquio 2020
Na capital japonesa, terá a companhia de Laís Nunes, que competirá na categoria até 62kg, e Eduardo Soghomonyan, único homem brasileiro no wrestling que lutará na categoria .
Do judô à luta em um dos maiores ginásios do mundo
O contato de Aline Silva com o esporte começou cedo. Mas não foi no wrestling. A paulistana iniciou sua carreira esportiva no judô e migrou para Luta Olímpica por intermédio de seu treinador Joanílson Rodrigues.
A mudança definitiva de modalidade aconteceu quando ela tinha 17 anos, quando disputou o Campeonato Mundial em 2003, no Madison Square Garden, um dos principais locais de evento dos Estados Unidos.
+ Confira TUDO sobre TODAS as categorias do wrestling na Olimpíada de Tóquio 2020
Três anos depois, em 2006, Aline realizou seu primeiro feito inédito ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior. No mesmo ano, ela ainda foi ouro no Pan-Americano Júnior de wrestling.
Segurança de balada e medalha continental
Em 2007, Aline perdeu a seletiva para os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e a falta de investimentos na modalidade, ela trocou o wrestling momentaneamente pelo jiu-jitsu. A paulistana enfrentou dificuldades financeiras e chegou a ser segurança de boates, até que voltou para a luta olímpica em 2009, quando foi contratada pelo Sesi-Osasco.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No mesmo ano, já conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de wrestling, resultado repetido em 2010. Já em 2011, Aline fez sua estreia em Jogos Pan-Americanos e voltou de Guadalajara, no México, com a medalha de prata. E no ano seguinte, conquistou sua primeira medalha de ouro em categoria adulta, sendo campeã do Campeonato Sul-Americano
Pioneira da modalidade
Em 2014, Aline repetiu o feito de 2006, mas desta vez na categoria sênior. E com a prata conquistada, ela se tornou a primeira brasileira medalhista mundial na categoria em questão. No mesmo ano, ainda faturou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares. E em 2015, voltou a disputar os Jogos Pan-Americanos, quando foi bronze em Toronto.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Mas em 2016 que Aline atingiu o ápice da carreira, quando estreou em Jogos Olímpicos. Apesar de ser esperança de medalha, a paulistana acabou sendo eliminada nas quartas de final.
Três anos depois, Aline voltou a representar o Brasil em Jogos Pan-Americanos e conquistou novamente a medalha de prata, desta vez em Lima, no Peru.
Em 2021
A primeira competição de Aline Silva no ano olímpico foi o Troféu Matteo Pellicone. A lutadora terminou em quinto lugar e entrou no Top 5 do ranking da categoria até 76kg.
Em maio, no Campeonato Pan-americano de Wrestling 2021, disputado na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala, Aline Silva ficou com a medalha de bronze.
O último teste antes dos jogos Olímpicos foi o Aberto da Polônia. Aline Silva, no entanto, acabou derrotada nas quartas de finais e não avançou às finais do torneio.