Fernanda Garay Rodrigues
Idade: 35 anos (10/05/1986)
Altura: 1,80m
Peso: 74kg
Clube: Dentil Praia Clube
Pan: 2 (Guadalajara-2011, Toronto-2015)
Olimpíada: 2 (Londres-2012, Rio-2016)
OLIMPÍADA
– Londres 2012,
MUNDIAL
– Mundial de Clubes (com o Osasco)
– Japão-2010
– Itália-2014
PAN
– Guadalajara-2011
– Toronto-2015
Fernanda Garay Rodrigues é uma ponteira campeã olímpica e três vezes medalhista mundial que estará com a seleção brasileira de vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Ao lado de Gabi, Natália e Tandara, formam um poderoso ataque que tem tudo para voltar ao pódio após uma frustrante eliminação nas quartas de final para China diante da torcida na Rio 2016.
Jogando nas categorias de cima
Mais velha de cinco filhos, Fernanda Garay começou cedo no esporte. Com paí e mãe esportistas, a brasileira começou no vôlei aos 11 anos, participando da escolinha da modalidade do Sogipa. Aos 12, Fernanda recebeu o convite do técnico Osmar Pohl para integrar as equipes de competição do clube e não parou mais.
Nos anos seguintes, por conta de sua altura, Fernanda Garay passou a jogar nas categorias acima de sua idade e a sondagens de equipes de São Paulo passaram a acontecer. Aos 16, quando ainda jogava no juvenil, foi contratada pelo São Caetano/Açúcar União e passou a treinar como central e ponteira, seguindo o conselho de Marco Aurélio Motta, técnico da seleção brasileira principal na época.
Em 2002, Fernanda Garay conquistou o Campeonato Sul Americano Infanto-juvenil em Barquecimeto na Venezuela e foi eleita MVP da competição como ponteira. Uma confirmação de que havia tomado a decisão certa ao optar pela mudança de posição.
Mudando a cara do time dourado
A chegada de Fernanda Garay para a seleção brasileira adulta aconteceu em 2006, quando integrou a equipe que conquistou Copa Pan-Americana em San Juan, Porto Rico.Por clubes, Garay permaneceu quatro temporadas no Minas, passou pelo Pinheiros e teve sua primeira experiência internacional em 2010, quando atuou no Japão. No mesmo ano fez sua estreia em Mundiais pela seleção brasileira adulta e terminou com a medalha de prata. Um ano depois, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
No ano seguinte, a ponteira viveu o melhor momento de sua carreira até aqui. Garay participou da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 logo em sua primeira participação. Após começar os Jogos Olímpicos no banco de reservas, Fernanda Garay foi, junto com Dani Lins, uma das jogadoras que assumiram a titularidade e ajudaram a mudar a história do país em Londres.
Currículo invejável
Nos anos seguintes, Fernanda Garay se tornou uma dos nomes mais frequentes nas convocações da seleção brasileira de vôlei feminino. Com isso, participou da conquista da medalha de bronze no Mundial de 2014, da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da três títulos do Grand Prix e mais duas medalhas de prata.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Por clubes, Fernanda Garay já brilhou diversas vezes e em diversos países. A ponteira já foi campeã brasileira, sul-americana e mundial com o Osasco, da Superliga da Rússia com o Dínamo Moscou e da Copa da Rússia com o Krasnodar. Além disso tudo, é campeã da Champions League de vôlei com o Fenerbeçe, da Turquia.
Desde 2017, defende o Dentil Praia Clube. Foi um dos principais destaques da equipe que levou o título inédito da Superliga 2017-18 para Uberlândia e que chegou à final nas últimas quatro edições da maior competição nacional.
Em 2021
Fernanda Garasy segue em excelente fase no ano olímpico. A ponteira foi o principal destaque do Praia Clube, vice-campeão Superliga feminina. A ponteira foi a sétima maior pontuara do torneio com 362 pontos. Além disso, figurou no Top 13 em número de saques e bloqueios. Pela brilhante performance, foi eleita a melhor ponteira da competição.
+ Tabela, favoritos, datas, chances do Brasil e mais; Confira TUDO sobre vôlei MASCULINO em Tóquio
Com a seleção brasileira de vôlei feminino, participou da Liga das Nações Feminina em junho e ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata. Com 165 pontos, foi a 14ª maior pontuadora do torneio.
Logo após a conclusão da Liga das Nações, José Roberto divulgou a lista de convocadas para a Olimpíada com o nome de Fernanda Garay incluso, sem maiores surpresas. A ponteira de 35 anos disputará sua terceira Olimpíada
Confira o perfil de TODOS os jogadores que representarão o Brasil em Tóquio
Oposta:
Tandara
Oposta/Ponteira:
Rosamaria
Ponteiras:
Gabi
Natália
Fernanda Garay
Ana Cristina
Centrais:
Carol
Carol Gattaz
Bia
Líbero:
Camila Brait