Rebecca Cavalcante Barbosa da Silva
Idade: 28 anos (23/04/1993)
Altura: 1,75m
Peso: 71kg
Pan: 0
Olimpíada: 0
MUNDIAL
– World Tour Finals 2019
Rebecca Cavalcante Barbosa da Silva, mais conhecida como Rebecca, é uma atleta do vôlei de praia brasileiro que, ao lado de Ana Patrícia, fará sua estreia em Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Do Osasco para as areias
Rebecca começou nas quadras, defendendo as categorias de base do Osasco, mas decidiu migrar para a areia após passar por uma cirurgia no joelho. No vôlei de praia, a cearense apareceu para o cenário internacional e vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao lado de Ana Patrícia.
+Confira TUDO sobre o torneio masculino na Olimpíada de Tóquio 2020
Após deixar as quadras antes mesmo de se profissionalizar, Rebecca não demorou a conseguir bons resultados no vôlei de praia. Treinada por Reis Castro, a jogadora disputou as principais competições juvenis, entre elas o Campeonato Mundial.
Já entre os adultos, Rebecca atuou com Carolina Horta e Neide antes de formar parceria com Lili, mas se afastou das competições no fim de 2013 para dar à luz. Nesta época, Rebecca e Lili estavam entre as três melhores duplas do ranking nacional e figuravam como promessas da modalidade. Após a gravidez, em 2015, a cearense retomou a dupla com a capixaba, mas não durou muito tempo.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Parceria de sucesso
Depois de atuar com Neide de novo e Elize Maia, Rebecca passou a jogar com Ana Patrícia no início de 2017, sendo comandada novamente pelo treinador Reis Castro. Ao lado da mineira, a cearense obteve os melhores resultados da carreira, chegou a ganhar etapas tanto do Circuito Nacional quanto do Circuito Mundial de vôlei de praia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O primeiro grande resultado foi no World Tour Finals do Circuito Mundial de 2019. Ana Patrícia e Rebecca terminaram com a medalha de bronze em Roma, na Itália.
A dupla conquistou títulos em algumas etapas do circuito sul-americano nas últimas temporadas, levou o título do circuito brasileiro em 2020 – após ter ficado com a 2ª colocação no ano anterior – e se garantiu, com certa antecedência, para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em que Ana e Rebecca farão sua estreia em Olimpíadas.
Em 2021
No Circuito Brasileiro, a dupla ficou com o vice-campeonato, muito em função da campanha de Ágatha e Duda, que também estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em nove etapas disputadas, Ana Patrícia e Rebeca levaram dois títulos, ficaram duas vezes em segundo, conquistaram dois bronzes e ainda obtiveram um quarto lugar.
No Circuito Mundial, o desempenho não foi tão bom quanto no nacional. A dupla inclusive deixou de participar de algumas etapas devido a um leve entorse no tornozelo de Rebcca sofrido no final de abril. Sua situação não é preocupante para a Olimpíada, no entanto.
“Estou 100%, já voltei aos treinos e não tenho dor. E agora está bem pertinho, ansiedade já está gritando. Mas a gente tenta manter a tranquilidade, porque sabe da responsabilidade, que o Brasil sempre ganha medalha, o quanto o vôlei de praia já é vitorioso… Então tem essa pressão a mais, mas eu estou muito feliz com essa oportunidade e estamos nos momentos finais, de só acertar os detalhes. A gente vai dar o nosso melhor”, disse Rebecca em live do OTD.
.