Alison Conte Cerutti
Idade: 38 anos (22/06/1983)
Altura: 1,81m
Peso: 71kg
Pan: 0
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
OLIMPÍADA
– Rio-2016
MUNDIAL
– Holanda-2015, Circuito Mundial de 2015 e 2018, World Tour Finals 2018
– World Tour Finals 2017 e 2019
PAN
– Guadalajara-2011
Alison Conte Cerutti, mais conhecido como ‘Mamute’, é uma experiente atleta campeão olímpico, mundial e pan-americano. Ao lado de Álvaro Filho, tentará sua terceira medalha no vôlei de praia masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Da quadra para a areia
Alison “Mamute” Cerutti começou no vôlei em sua cidade natal. Em 2001, o atleta começou a jogar a modalidade no tradicional clube Álvares Cabral. Em 2002, o atleta foi pré-selecionado para a seleção brasileira infanto-juvenil que disputaria o Campeonato Sul-Americano da categoria.
+Confira TUDO sobre o torneio FEMININO da modalidade na Olimpíada de Tóquio 2020
A mudança para as areias não demorou muito. Em 2004, depois de assistir a principal dupla do estado atuar, Alison decidiu começar a treinar nas praias. Depois de cerca de um ano se dividindo entre as duas modalidades, o jogador escolheu seguir seu caminho pela areia em 2005.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Quando decidiu seguir no vôlei de praia, Alison teve que acelerar o aprendizado da modalidade e foi o que aconteceu. Em 2007, o atleta passou a disputar algumas etapas do circuito profissional e, como é de costume, alternou seu parceiro tendo jogado com Bernardo e Harley.
Crescendo com uma lenda e ápice da carreira
Em 2010, Alison mudou de parceria mais uma vez e começou a atuar com Emanuel, campeão olímpico e mundial e um dos maiores atletas do vôlei de praia.
Ao lado do experiente atleta, Alison Mamute conquistou seu primeiro título mundial e se classificou para a primeira Olimpíada, em Londres 2012. Na competição, os brasileiros chegaram até a decisão e foram superados por Julius Brink e Jonas Reckermann, da Alemanha.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Após muito aprendizado com Emanuel, a dupla acabou no fim de 2013 e Alison passou a jogar com Bruno Schmidt.
Com o novo parceiro, o atleta se manteve entre os melhores jogadores do mundo de vôlei de praia, conquistou o segundo título mundial, em 2015, e foi campeão olímpico no Rio de Janeiro
A nova parceria
Apesar do ouro nos Jogos Olímpicos, a dupla com Bruno Schmidt foi desfeita em maio de 2018. Após a mudança, Alison fechou parceria com Álvaro Filho.
Alison e Álvaro Filho logo conseguiram destaque no Circuito Mundial, vencendo as etapas de Kuala Lumpur, na Malásia, e de Espinho, em Portugal. Fora dois vices, um em Viena, na Áustria, e outro em Moscou, na Rússia. No Campeonato Mundial, no entanto, terminaram apenas na 9ª colocação.
No forte circuito nacional, Alison e Álvaro terminaram na 6ª colocação, vencendo uma etapa e indo ao pódio em outras duas.
Em 2021
Na temporada 2020/21, Alison e Álvaro Filho vêm obtendo bons resultados. No Circuito Nacional, terminaram na terceira colocação geral. Em oito etapas disputadas, a dupla foi ao pódio quatro vezes, vencendo duas e ficando em terceiro outras duas vezes.
No Circuito Mundial, Alison e Álvaro Filho medalharam uma vez. Depois de não chegar sequer às oitavas de final nas duas primeiras etapas do ano, os brasileiros conquistaram a medalha de bronze do segundo evento do Cancún Hub, no México, ao derrotar os italianos Carambula e Rossi na decisão do terceiro lugar por 21/17 e 21/17