Jorge João Zarif
Idade: 28 anos (30/09/1992)
Pan: 0
Olimpíada: 2 ( Londres 2012 e Rio-2016)
MUNDIAL
– 2008 (Finn), 2013 (Star)
Jorge Zarif, também conhecido como Jorginho Zarif, é um atleta medalhista mundial da vela que participará de sua terceira edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe Finn.
+ Favoritos, datas, chances de Jorge Zarif e mais; Confira TUDO sobre a vela em Tóquio 2020
Mesmo caminho do pai
Jorge João Zarif é um velejador brasileiro da classe Finn. Seu pai participou de dois Jogos Olímpicos e faleceu em 2008. Em 2009 veio sua primeira grande conquista. Pelo Mundial Júnior da classe Finn, Jorginho tornou-se campeão e despontou no cenário internacional.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Jorginho Zarif foi um dos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Ainda como juvenil, o velejador competiu em sua primeira olimpíada e acabou terminando na 20ª colocação geral. Seu melhor resultado em uma regata foi o 14º lugar.
Feito inédito na modalidade
Mas 2013 foi o seu melhor ano na carreira, já que voltou a ser campeão júnior e também conquistou o Mundial adulto da classe Finn no mesmo ano. Em agosto, o velejador faturou o Mundial Júnior, em dezembro veio a unificação do título no Mundial de Tallin, na Estônia, título que o Brasil não conquistava a 41 anos na Finn
Pela primeira vez na história da vela, um velejador ganhava um mundial nas duas categorias e no mesmo ano.
Fechando 2013 com chave de ouro, Jorginho foi eleito o melhor atleta de 2013 no Prêmio Brasil Olímpico, uma das maiores coroações do COB (Comitê Olímpico do Brasil).
Amadurecimento
Mais experiente e maduro, Jorginho, na Olimpíada Rio-2016, Zarif teve uma melhora significativa em relação a sua outra participação olímpica. Em duas regatas, o velejador da Finn terminou na segunda colocação. O desempenho lhe rendeu uma quarta posição geral, apenas 12 pontos atrás da medalha de bronze.
Em 2018, na etapa final de Marselha, na França, da Copa do Mundo de Vela, veio o título da competição que reúne os melhores velejadores. Durante todas as onze regatas disputadas, Zarif conseguiu manter uma boa regularidade e só foi vencer uma regata, justamente a da medalha e que o consagrou como campeão.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2019 veio a confirmação da vaga para o Brasil na Finn para Tóquio 2020, após a passagem para a regata da medalha na Etapa de Atenas, Grécia, do Campeonato Europeu de Vela. Como a vaga é do país, Jorginho não está totalmente garantido, mas seu histórico e ranking o credenciam.
Em 2021
Jorge Zarif não obteve bons resultados no ano olímpico. O atleta terminou o Campeonato Europeu de Finn em 21.º lugar. Pouco depois, em maio, Jorginho terminou o Mundial de Finn na 32ª posição geral.