Henrique Haddad
Idade: 34 anos (28/05/1987)
Altura: 1,65m
Peso: 63kg
Pan: 0
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
Mundial
– 2019 classe snipe
Henrique Duarte Haddad, ou simplesmente Henrique Haddad, é um atleta carioca da vela que participará de sua segunda edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe 470 masculina ao lado de Bruno Bethlem.
Rio 2016
Carioca e amante do mar desde cedo, Henrique Haddad decidiu apostar nas disputas das provas da categoria do 470 no começo de 2013 com o claro objetivo de participar do evento olímpico de 2016, que por ser realizado em sua cidade, teria um gosto especial para ele.
Formando parceria com Bruno Bethlem, Henrique Haddad conseguiu cumprir o objetivo ao encerrar a disputa da Copa Brasil de Vela de 2015, que foi disputada em Niterói, em 13º lugar.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Durante a disputa olímpica, a dupla acabou não conseguindo grande destaque e conseguiu apenas a 23ª colocação, tendo a melhor colocação uma nona posição em uma das regatas.
Campeão Mundial na Snipe
Gigante, como é apelidado de forma irônica por conta da sua baixa estatura (1,65m) dentro do universo da vela, tem como um dos seus pontos fortes a versatilidade. Não a toa, o melhor resultado da carreira do atleta veio numa outra categoria de disputa na vela.
Em 2019, o atleta formou parceria com Gustavo Nascimento e se sagrou campeão mundial da categoria Snipe em competição realizada em Ilhabela. E a vitória veio com enorme emoção, já que a dupla, formada exclusivamente para o torneio, conquistou o título após conquistar a vitória por apenas um ponto de vantagem para Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling, também brasileiros.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2021
Henrique Haddad e Bruno Bethlem começaram o ano olímpico disputando o Mundial de 470 masculino. A dupla não conseguiu um grande desempenho e acabou encerrando a sua participação no evento na 22ª colocação.
Na sequência, a dupla participou do Campeonato Europeu de 470 e obteve o melhor resultado da história da parceria. Num evento que contava com a participação de oito embarcações olímpicas, Henrique Haddad e Bruno Bethlem conquistaram a 13ª colocação, e acabaram não avançando para a medal race, que é o grande objetivo agora em Tóquio.