Siga o OTD

Fossa olímpica mista

O Brasil na Fossa olímpica mista dos Jogos Olímpicos

Esta prova fará a sua estreia olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e entrou no lugar da fossa doublê masculina. Com isso, a ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo) conseguiu igualar o programa olímpico de tiro para quatro provas individuais, duas por gênero, e uma disputa mista. A fossa olímpica mista foi incluída no circuito das Copas do Mundo em 2017 e no Mundial de 2018.

Um homem e uma mulher formam uma dupla, atiram na qualificação juntos, somando suas pontuações. As duas melhores equipes disputam a final e a 3ª e 4ª se classificam para a disputa do bronze.

Nenhum brasileiro se classificou para as disputas de tiro ao prato.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritos na fossa olímpica mista

Os espanhóis Alberto Fernández e Fátima Gálvez são uma ótima aposta para esta prova. Ele é bicampeão mundial da prova, tendo vencido mais recentemente em 2018. Ela venceu o Mundial de 2015 e vem em excelente fase. Juntos já ganharam 3 medalhas em Copas do Mundo, venceram o Grand Prix de Rabat em 2021 e o bronze no Europeu.

Os eslovacos Zuzana Stefeceková e Erik Varga foram campeões mundiais em 2018 e ambos têm um excelente currículo na prova de fossa olímpica. Ela tem duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos e ele já foi bicampeão mundial.

De olho nos australianos Leatisha Scanlan e James Willett, que foram campeões mundiais em 2019, no mundial exclusivo para tiro ao prato. Juntos também venceram uma etapa da Copa do Mundo em Acapulco, também em 2019.

Mauro De Filippis
Mauro De Filippis, da Itália, é um dos favoritos da fossa olímpica (Twitter/ImpieriFilippo)

Quando o assunto é tiro ao prato, não pode-se deixar de lado a Itália. Mauro de Filippis é o líder do ranking mundial e atual vice-campeão mundial. Ele deve formar dupla com Jessica Rossi, campeã olímpica em Londres-2012.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Outras fortes duplas são a dos britânicos Matthew Coward-Holley e Kirsty Hegarty. Ele é o atual campeão mundial individual e ela foi bronze no Mundial de 2018 com outro parceiro. Mas juntos já venceram este ano a etapa de Lonato da Copa do Mundo.

Outras fortes duplas são as da Rússia, que terá o grande Alexey Alipov, campeão olímpico em Atenas-2004, e as americanas.

Asaka Shooting Range jogos olímpicos de tóquio tiro esportivo
Asaka Shooting Range, local do tiro esportivo na Olimpíada de Tóquio 2020 (Reprodução/pref.saitama.lg.jp)