Fossa olímpica mista
O Brasil na Fossa olímpica mista dos Jogos Olímpicos
Esta prova fará a sua estreia olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e entrou no lugar da fossa doublê masculina. Com isso, a ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo) conseguiu igualar o programa olímpico de tiro para quatro provas individuais, duas por gênero, e uma disputa mista. A fossa olímpica mista foi incluída no circuito das Copas do Mundo em 2017 e no Mundial de 2018.
Um homem e uma mulher formam uma dupla, atiram na qualificação juntos, somando suas pontuações. As duas melhores equipes disputam a final e a 3ª e 4ª se classificam para a disputa do bronze.
Nenhum brasileiro se classificou para as disputas de tiro ao prato.
+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada
Favoritos na fossa olímpica mista
Os espanhóis Alberto Fernández e Fátima Gálvez são uma ótima aposta para esta prova. Ele é bicampeão mundial da prova, tendo vencido mais recentemente em 2018. Ela venceu o Mundial de 2015 e vem em excelente fase. Juntos já ganharam 3 medalhas em Copas do Mundo, venceram o Grand Prix de Rabat em 2021 e o bronze no Europeu.
Os eslovacos Zuzana Stefeceková e Erik Varga foram campeões mundiais em 2018 e ambos têm um excelente currículo na prova de fossa olímpica. Ela tem duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos e ele já foi bicampeão mundial.
De olho nos australianos Leatisha Scanlan e James Willett, que foram campeões mundiais em 2019, no mundial exclusivo para tiro ao prato. Juntos também venceram uma etapa da Copa do Mundo em Acapulco, também em 2019.
Quando o assunto é tiro ao prato, não pode-se deixar de lado a Itália. Mauro de Filippis é o líder do ranking mundial e atual vice-campeão mundial. Ele deve formar dupla com Jessica Rossi, campeã olímpica em Londres-2012.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Outras fortes duplas são a dos britânicos Matthew Coward-Holley e Kirsty Hegarty. Ele é o atual campeão mundial individual e ela foi bronze no Mundial de 2018 com outro parceiro. Mas juntos já venceram este ano a etapa de Lonato da Copa do Mundo.
Outras fortes duplas são as da Rússia, que terá o grande Alexey Alipov, campeão olímpico em Atenas-2004, e as americanas.