Felipe Wu
Idade: 29 anos (11/06/1992)
Altura: 1,69m
Peso: 69kg
Pan: 2 (Toronto-2015, Lima-2019)
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
OLIMPÍADA
Rio-2016 (Pistola de ar 10m)
PAN
Toronto-2015 (Pistola de ar 10m)
Medalhista de prata nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, Felipe Wu é um atleta que representará o Brasil na prova da pistola de ar 10m masculina do tiro esportivo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Favoritos, datas e chances de Felipe e mais; Confira tudo sobre a pistola de ar 10m em Tóquio 2020
Neto de chineses e filho de atiradores, Felipe Wu começou no tiro esportivo aos 11 anos, por lazer.
Ligado ao tiro esportivo desde criança, Felipe Wu se destacou internacionalmente pela primeira vez em 2010, quando conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude. Cinco anos depois, tempo que já participava das principais competições do tiro esportivo, o paulista foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 na pistola de ar 10 m.
Medalha histórica após subida meteórica
Felipe Wu iniciou o ano de 2016 na 44ª colocação no ranking mundial da pistola de ar de 10 m do tiro esportivo. Aos 23 anos, poucos podiam imaginar que o paulista subiria tão rápido. Mesmo com a medalha de ouro e o recorde de pontos no Pan-Americano, os olhos se voltaram para o brasileiro na Etapa de Bangkok da Copa do Mundo, quando foi o primeiro colocado. Mais tarde, repetiu o feito na etapa de Baku, deixando para trás medalhistas olímpicos.
+ Confira TUDO sobre TODAS as disputas do tiro esportivo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
O atirador entrou com chances de pódio na Olimpíada do Rio de Janeiro 2016, mas longe de ser um favorito. Aos poucos, o brasileiro foi chegando e viu a medalha de ouro muito próxima após igualar o vietnamita Xuan Vinh Hoang e atirar para 10,2, jogando a responsabilidade para o rival. O asiático, porém, beirou a perfeição, conseguiu 10,5 e deixou o brasileiro com a prata histórica.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
De qualquer modo, Felipe Wu conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e quebrou um jejum de 96 anos do tiro esportivo. Até o pódio Wu, o Brasil tinha três conquistas modalidade. Todas em 1920, na Antuérpia, onde foi ouro com Guilherme Paraense, prata com Afrânio da Costa e bronze por equipes.
Em 2021
Após a Rio 2016, Felipe Wu não conseguiu repetir os bons resultados e das quatro etapas da Copa do Mundo que valiam vaga para os Jogos de Tóquio, o brasileiro teve o 53º lugar em Nova Déli, na Índia, como melhor resultado. Fora do top 50 do ranking mundial da pistola de ar de 10m, ele dependia de um convite da comissão tripartite (COI, federação internacional e comitê organizador) para disputar o evento.
Em março desse ano, no entanto, Wu mostrou que nunca podemos subestimá-lo e conseguiu um grande resultado no retorno das competições internacionais de tiro esportivo. Na Copa do Mundo disputada em Nova Déli, na Índia, o atirador ficou na quarta colocação na pistola de ar 10m.
O resultado o fez subir no ranking e garantir a classificação para a Olimpíada de Tóquio-2020.