Carabina de ar 10 m mista
Histórico da carabina de ar 10 m mista nos Jogos Olímpicos
A prova fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e entrou no lugar da carabina 50 m masculina. Com isso, o programa olímpico está igual para os dois gêneros: quatro provas individuais, duas por gênero, e uma disputa mista no tiro esportivo.
A carabina de ar 10m mista foi incluída no circuito das Copas do Mundo em 2017 e no Mundial de 2018.
Aqui, um homem e uma mulher formam uma dupla e atiram juntos na qualificação, somando suas pontuações. As duas melhores equipes disputam a final, enquanto a 3ª e 4ª se classificam para a disputa do bronze.
Nenhum brasileiro se classificou para as disputas da carabina na Olimpíada de Tóquio.
+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada
Favoritos na carabina de ar 10 m mista
Tivemos uma dobradinha chinesa no Mundial de 2018, então vale ficar de olho nas duas duplas chinesas em Tóquio, principalmente na que tiver Yang Haoran na sua formação. Campeão mundial na carabina de ar 10 m masculino em Yang Haoran acabou decepcionando na Rio-2016 ao terminar em 31º. Algo que pode se repetir em Tóquio.
As duas duplas indianas também são fortíssimas: Deepak Kumar e Anjum Moudgil e Divyansh Panwar e Elavenil Valarivan. São várias vitórias em Copas do Mundo para esses atiradores, nas mais variadas formações de duplas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Os croatas Petar Gorsa e Snjezana Pejcic também chegam como uma fortíssima dupla. Ele é o atual vice-campeão mundial da prova e um dos maiores nomes da carabina três posições.
A Rússia chega com duas duplas prontas para brigar por medalha, assim como os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a Sérvia.