Bruno Fraga Soares
Idade: 38 anos (27/02/1982)
Altura: 1,80m
Peso: 77kg
Pan: 0
Olimpíada: 2 (Londres-2012, Rio-2016)
AUSTRALIAN OPEN
2016 (duplas masculinas e duplas mistas)
US OPEN
2016 e 2020 (duplas masculinas), 2012 e 2014 (duplas mistas)
Bruno Soares é um dos maiores tenistas da história do Brasil, vencedor de quatro Grand-Slams que representará o Brasil no tênis masculino na chave de duplas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020., mais uma vez ao lado do também mineiro Marcelo Melo.
Em Tóquio, o atual 13º do mundo no ranking de duplas da ATP tentará, ao lado de Marcelo, quebrar a barreira das quartas de final que os derrubou nas duas últimas Olimpíadas. Também terão a companhia de Marcelo Demoliner e Thiago Monteiro na chave de duplas.
Um início promissor
Filho de um engenheiro civil, Bruno Soares se mudou para o Iraque aos dois meses de idade por conta do trabalho do pai. Nos seis anos em que viveu em um acampamento em Bagdá, Soares começou a jogar tênis aos cinco anos com as crianças estrangeiras do local, estimulando seu pai a contratar aulas particulares quando voltassem ao Brasil.
Aos sete anos, em sua cidade natal, conheceu outro jovem tenista, Marcelo Melo, que se tornou grande amigo mesmo com as mudanças de Bruno Soares. Depois de passar alguns anos por diversas cidades e regiões do Brasil, o tenista retornou de vez para Belo Horizonte aos 14 anos e fixou treinamentos no Minas Tênis Clube, ao lado de Marcelo Melo e André Sá.
Durante praticamente toda a sua carreira, que se tornou profissional oficialmente em 2001, Bruno Soares privilegia os jogos e torneios de duplas. Usando um caminho pouco comum no Brasil, o atleta percebeu que poderia ter mais sucesso desta maneira e construiu sua história
+ Confira TUDO sobre TODAS as disputas do tênis nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
SEIS Grand Slams
O seu desenvolvimento no começo de carreira foi bom, conseguindo alguns títulos nos torneios de duplas atuando ao lado de atletas como Marcelo Melo, André Sá e Thiago Alves. Contudo, em 2003, Bruno Soares sofreu uma lesão no joelho e teve que parar de atuar por um grande período.
Na volta, o jogo de Bruno Soares foi aparecendo aos poucos e o tenista brasileiro foi subindo gradativamente no ranking mundial de duplas, até o ápice acontecer em 2014 e 2016. Neste período, Soares conquistou quatro dos seis títulos de Grand Slam que tem na carreira, entre duplas mistas e masculinas. Com a série de conquistas, Bruno alcançou o segundo lugar no ranking mundial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foi eliminado nas quartas de final ao lado de Marcelo Melo. Quatro anos mais tarde, na Rio-2016, Bruno era ao lado de Melo, apontado novamente como favorito a uma medalha. No entanto, os brasileiros caíram novamente nas quartas de final. Logo depois, conseguiu um feito histórico: o título nas duplas masculinas e nas duplas mistas do US Open de 2016.
Em setembro de 2020, após a pausa no tênis por conta da pandemia, Bruno Soares conquistou outra vez o US Open nas duplas masculinas e chegou ao sexto Grand Slam na carreira.
Em 2021
Até aqui, Bruno Soares participou dos principais torneios ao lado de seu parceiro Jamie Murray.
A melhor participação ocorreu no Australian Open, onde o piso será igual ao dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O mineiro caiu ao lado de Murray na semifinal. No saibro de Roland Garros, onde já foi vice-campeão, caiu nas oitavas de final.
Antes de embarcar para Tóquio, a dupla disputará ainda o Grand Slam de Wimbledon, tradicional evento disputado nas gramas inglesas. A estreia de Bruno Soares está marcada para a quarta-feira (30), diante do norte-americano Nicholas Monroe e o canadense Vasek Pospisil. Já Marcelo Melo encara em seu primeiro confronto, marcado para o mesmo dia, os norte-americanos N. Lammons e J. Withrow.
Por enquanto, Bruno ocupa a 13ª colocação do Ranking Mundial. Marcelo Melo é o 19º.