Jessica Yamada
Idade: 31 anos (30/10/1989)
Clube: Reus Ganxets Miró/Espanha
Pan: 1 (Lima-2019)
Olimpíada: 0
PAN
– Lima-2019 (equipe feminina)
– Lima-2019 (duplas )
Jessica Yamada é uma atleta que representará o Brasil no tênis de mesa feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Experiente, a mesatenista disputará sua primeira edição olímpica e terá a companhia de Bruna Takahashi e Caroline Kumahara na equipe feminina.
+ Favoritos, datas e chances da equipe feminina e mais; Confira tudo sobre o tênis de mesa em Tóquio
Natural de São Paulo e da quarta geração de uma família de japoneses, Jéssica Yamada começou as disputas no tênis de mesa logo cedo. Não demorou a chamar a atenção no cenário nacional. Em 2007, no início de sua carreira, a mesatenista foi campeã do Campeonato Latino-Americano de Juniores, em Cuenca, no Equador.
A atleta foi crescendo e começou a representar o Brasil em campeonatos mundiais adultos e juvenis de tênis de mesa. Foram 8 entre os adultos e três com os mais jovens.
Experiente, mas sem Olimpíada
Porém, a mesatenista sofreu algumas decepções na carreira ao nunca ser convocada para uma edição de Jogos Olímpicos.
A atleta foi importantíssima ao Brasil em 2012 no Campeonato Mundial. Em partida que valia a permanência na 2ª divisão internacional, Jéssica fez o ponto que deu a vitória ao Brasil. Ainda naquele ano, Jessica foi campeã do Campeonato Latino-Americano.
+ Confira TUDO sobre TODAS as disputas do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Mesmo assim, Lincon Yasuda, técnico do Brasil à época, optou por convocar chinesa naturalizada Gui Lin, que havia chegado há pouco tempo no Brasil, não tinha histórico na seleção e ranking pior que o de Jessica. A convocação da asiática em seu lugar deixou a brasileira sem entender o motivo da escolha da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Quatro anos mais tarde, Jessica novamente foi novamente preterida por Gui Lin e ficou de fora da Olimpíada do Rio de Janeiro. Na ocasião, Lin, Lígia Souza e Bruna Takahashi, revelação do tênis de mesa brasileiro e então com 16 anos, representaram o Brasil.
Renascimento em 2019
Após a Olimpíada do Rio, Jessica pouco jogou e despencou no ranking. Em janeiro de 2018 ocupava a posição de 800, mas voltou a ter bons resultados.
A atleta integrou o time do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e ajudou na conquista da medalha de prata, por equipes, e no bronze, nas duplas femininas, ao lado de Bruna Takahashi.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No mesmo ano, a conquista da vaga por equipes aos Jogos Olímpicos de Tóquio com o título no torneio Pré-Olímpico Latino-Americano. Para encerrar o ano com chave de ouro, a mesatenista ganhou o Campeonato Brasileiro de 2019, realizado em São Paulo.
Subindo graças ao amor
Isso fez com que a mesatenista alcançasse em determinado momento a 143ª posição no ranking mundial, se tornando a segunda melhor brasileira do mundo, atrás apenas de Bruna Takahashi, que ocupava a 47ª posição.
O crescimento pode ser atribuído a Cazuo Matsumoto, seu marido e ex-atleta da seleção brasileira masculina.
Com o marido, a competidora realizou outro sonho ao concretizar o projeto de ter seu próprio clube, O Clube Match Point era um objetivo de ambos, que competiram por longo período na Europa e regressaram ao Brasil em 2018.
Em 2021
Os bons resultados levaramJessica Yamada a se transferir para pelo Reus Ganxets Miró, da Espanha. Com a equipe, Jéssica fez bons jogos em alguns torneios que disputou.
Na metade de abril, a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) divulgou a lista com seis atletas titulares que participarão da Olimpíada de Tóquio. Jessica Yamada finalmente realizou seu sonho olímpico. A mesatenista foi selecionada ao lado de Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Caroline Kumahara e Vitor Ishiy.
Na sequência, o técnico da seleção feminina Hugo Hoyama decidiu que Kumahara e Takahashi disputarão o torneio individual. Desse modo, Jessica Yamada ajudará na prova por equipes feminina em Tóquio. A atleta no momento ocupa a 142ª posição no ranking.
A confirmação da vaga na Olimpíada ocorreu em junho. No momento, Bruna Takahashi ocupa a 48ª posição no ranking mundial.
Jessica é a mais experiente da seleção feminina, pois suas parceiras de equipe Bruna Takahashi e Caroline Kumahara têm, respectivamente, 19 e 24 anos. Atualmente, ocupa a 144ª colocação no ranking mundial.