Milena Titoneli Guimarães
Idade: 22 anos (06/08/1998)
Peso: 67kg
Pan: 1 (Lima-2019)
Olimpíada: 0
MUNDIAL
– Manchester-2019 (até 67kg)
PAN
– Lima-2019 (até 67kg)
Milena Titoneli é uma atleta do Time Ajinomoto medalhista mundial do taekwondo que representará o Brasil na categoria peso médio masculino (até 67kg) nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Será a única mulher brasileira da modalidade na Olimpíada.
+ Favoritos, datas e chances de Ícaro e mais; Confira tudo sobre o peso médio FEMININO em Tóquio
‘Paitrocínio’
Na infância, em São Caetano, na grande São Paulo, Milena chorava quando era provocada por seus colegas por não saber jogar basquete. Com 13 anos, a lutadora foi incentivada a praticar algum esporte. No ano seguinte, em 2012, Milena começou a treinar taekwondo e ficava até tarde assistindo as lutas da medalhista olímpica Natália Falavigna
A atleta precisou do apoio da família com boa parte dos custos durante sua carreira de atleta, mesmo quando começou a se profissionalizar. Os maiores torcedores sempre foram seus pais, que investiam na paixão dela pela luta.
No começo, a mãe queria que a filha fizesse vôlei ou basquete e o pai ficava preocupado quando Milena chegava em casa machucada. Em 2014, a lutadora participou dos Jogos Olímpicos da Juventude já sonhando em competir no evento adulto.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do taekwondo na Olimpíada de Tóquio 2020
Os resultados expressivos como profissional tiveram início em 2018, quando ganhou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, disputado em Spokane, nos Estados Unidos. No mesmo ano, Milena também foi campeã do Campeonato Mundial Militar de Taekwondo na categoria até 67kg, em edição disputada no Rio de Janeiro.
A lutadora apresentou sua capacidade em 2018, mas foi em 2019 que passou a ser reconhecida com conquistas ainda mais importantes.
Um ano espetacular
A lutadora alcançou feitos históricos em duas competições relevantes. Milena chegou até a semifinal do Campeonato Mundial, realizado em Manchester, na Inglaterra. Ela acabou sendo derrotada pela turca Nur Tatar Askari e ficou com medalha de bronze.
A consagração ocorreu com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, se tornando a primeira brasileira da história a ser campeã nesse evento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O ano de 2019 reservava ainda mais prêmios para a competidora. Depois das conquistas lutando, Milena foi premiada em eventos fora dos ginásios de competição. Por causa de sua temporada vitoriosa, a lutadora foi eleita a melhor atleta do ano pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e ganhou o Prêmio Brasil Olímpico a melhor atleta de sua modalidade em evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
A atleta sempre teve a ida aos Jogos Olímpicos como um sonho, que já conseguiu realizar com a vaga conquistada em março de 2020.
Em 2021
No momento, Milena aparece na 11ª colocação no ranking Olímpico e na 8ª posição no ranking mundial, ambos na categoria até 67kg.
A primeira competição de Milena Titoneli ocorreu em abril no Aberto de Sófia, na Bulgária. Lutando na categoria até 87 kg, Ícaro Miguel foi derrotado apenas na semifinal e ficou com a medalha de bronze.
Pouco depois, em junho, voltou a competir no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, no México. Milena entrou como favorita e comprou isso nos combates. Ao final, levou a medalha de ouro.
Na sequência, Milene participou Open do México de taekwondo, em Cancún. A atleta levou outra medalha de ouro, sobrando mais uma vez na competição.