Ícaro Miguel Soares
Idade: 26 anos (29/04/1997)
Altura: 1,87m
Peso: 80kg
Pan: 1 (Lima-2019)
Olimpíada: 0
MUNDIAL
– Manchester-2019 (até 87kg)
PAN
– Lima-2019 (até 80kg)
Ícaro Miguel é uma dos atletas do taekwondo que representará o Brasil na categoria peso médio masculino (até 80kg) nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Favoritos, datas e chances de Ícaro e mais; Confira tudo sobre o peso médio masculino em Tóquio
O mineiro compete nas duas categorias, 87 kg e 80 kg, mas somente a mais leve entre as duas faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.
Acidente na vista
Ícaro Miguel Martins Soares é natural de Betim, Minas Gerais. Aos seis anos de idade, ele sofreu um acidente caseiro. A mãe se confundiu, pingou amônia ao invés de água boricada em seu olho direito. O incidente queimou a córnea, retina e nervo óptico queimados, deixando-o, atualmente, com apenas 10% da visão.
Com oito para nove anos, Ícaro comentou com o pai que queria fazer uma luta. O pai e a mãe já tinham feito taekwondo e não pensaram duas vezes em iniciar o filho. No fim das contas, a família toda começou a treinar taekwondo, mas apenas Ícaro seguiu em frente.
Em 2010, Ícaro pegou sua faixa preta e entrou para o time do Sesi da cidade, onde ficou até 2014. Em 2012, ele participou de seu primeiro Campeonato Mundial.
Pirata Faixa preta
Daí em diante, o atleta entrou para o time Two Brothers, de São Caetano, sinônimo de excelência no taekwondo. Em 2017, Ícaro participou de seu segundo Campeonato Mundial.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do taekwondo na Olimpíada de Tóquio 2020
Em 2018, veio a primeira grande conquista. Pelo Pan-Americano de taekwondo, Ícaro terminou com a prata Spokane, nos Estados Unidos.
O melhor ano
Embalado, 2019 foi o grande ano do atleta. Pelo Campeonato Mundial de Manchester, na Inglaterra, Ícaro foi finalista e só foi superado pelo o russo Vladislav Larin, terminando com a prata na competição. Ainda em 2019, também conquistou o bronze no Grand Prix de Sofia, na Bulgária.
Em seguida, Ícaro foi para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Novamente, o brasileiro foi finalista, mas terminou com a prata na categoria até 87kg, que não é olímpica.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2020, Ícaro conquistou a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao ser finalista do torneio Pré-Olímpico Pan-Americano realizado em Heredia, na Costa Rica. Pouco tempo depois, Ícaro assumiu o primeiro lugar no ranking mundial da categoria até 87 kg, tornando-se o primeiro atleta brasileiro a liderar um ranking.
Em 2021
A primeira competição de Ícaro Miguel ocorreu em abril no Aberto de Sófia, na Bulgária. Lutando na categoria até 87 kg, Ícaro Miguel foi derrotado apenas na decisão e ficou com a medalha de prata.
Mais tarde, em junho, disputa do Pan-Americano de taekwondo na categoria até 87kg, Ícaro Miguel entrou na competição direto na semifinal. No primeiro combate, o brasileiro teve pela frente o americano Dallas Parker e a vitória veio com muita facilidade, por 34 a 2. Na decisão, o representante do Brasil, venceu o oponente o Bryan Salazar, do México, no Golden Score e levou a medalha de ouro.
Na sequência, Ícaro participou Open do México de taekwondo, em Cancún. O atleta levou a medalha de prata, perdendo a final para o canadense John Stewart.
Atualmente, Ícaro Miguel ocupa a quarta colocação do ranking olímpico, atrás apenas de Cheick Cisse (Costa do Marfim), Milad Harchegani (Azerbaijão) e Maksim Khrmtcov (Rússia).