Pâmela Rosa
Idade: 23 anos (19/17/1999)
Altura:
Peso:
Pan: 0
Olimpíada: 0
MUNDIAL
– Mundial de 2019 (street)
Campeã do mundo e líder do ranking mundial, Pâmela Rosa é uma das três atletas que representarão o Brasil no skate street feminino, talvez a prova dentre todas as dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em que o Brasil possui mais chances de medalha. Na Olimpíada do Japão, será acompanhada das amigas Letícia Bufoni e Rayssa Leal.
+ Favoritos, datas e chances de Pâmela; Confira TUDO sobre o street feminino
Talento do interior paulista
Nascida em São José dos Campos, Pamela Rosa é o principal nome do skate street da atualidade. A joseense começou andar de skate aos 8 anos de idade e aprendeu as manobras praticando no Centro Poliesportivo Vila Tesouro em sua cidade natal.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020
A garota, então, mostrou que tinha talento para o esporte, destacando-se em competições, como Paulista, Brasileiro e Sul Americano.
Em 2013, aos 13 anos, Pamela recebeu o convite para participar pela primeira vez do X Games, que seria realizado em Foz Iguaçu. Na ocasião, a paulista terminou a competição na 7ª colocação.
Depois disso, evoluiu muito rápido e passou a se destacar internacionalmente. Em 2014, foi vice-campeã dos X Games em Austin, no Texas. No ano seguinte, repetiu o feito na mesma competição.
Em 2016, Pamela Rosa conquistou suas primeiras medalhas de ouro em X Games. A paulista ficou na primeira posição em Oslo, na Noruega, e mais uma vez em Austin, nos Estados Unidos.
A maior glória, honrando o tio
A skatista brasileira voltou a subir ao pódio no X Games Norway, com uma medalha de bronze em 2018 e uma de prata em 2019.
Ainda em 2019, veio a maior conquista de Pamela Rosa. A paulista foi a grande vencedora do Campeonato Mundial de Street realizado em São Paulo. Na ocasião, ela fez dobradinha no pódio com a também brasileira Rayssa Leal, que ficou com a medalha de prata.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O título foi extremamente especial para Pâmela, que havia recebido a notícia do falecimento de um tio um dia antes da competição. Com muita força mental, a skatista conquistou o título e dedicou a vitória ao parente.
“Eu agradeço muito a Deus e a Nossa Senhora, mas hoje eu dedico a vitória para o meu tio Maninho, que faleceu essa noite. Não consegui dormir, tive que vir do jeito que deu, mas foi para ele. Esse título não é só meu, é do Brasil inteiro”, afirmou Pamela Rosa após o Mundial.Também em 2019, a líder do ranking mundial faturou a Street League de Londres e sagrou-se campeã do Oi STU Open, no Rio de Janeiro. Agora, o objetivo de Pamela Rosa é garantir uma medalha para o Brasil nos Jogos de Tóquio-2020.
Em 2021
No último dia do Mundial de Street em Roma, na Itália, realizado em junho, as mulheres entraram em ação na briga pelo pódio no street. Letícia Bufoni, Pâmela Rosa e Rayssa Leal se classificaram para a final e assim, carimbaram seus passaportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na decisão, Pâmela terminou na quarta posição, uma posição a frente de Letícia, quarta colocada, e uma atrás de Rayssa. A diferença entre as brasileiras, no entanto, foi mínima. Rayssa Leal conseguiu o lugar no pódio com nota final de 13.47. Já Pâmela Rosa ficou logo atrás, com 13.44, enquanto Letícia Bufoni encerrou a competição com um total de 13.36.
A grande campeã foi a japonesa Aori Nishimura, que terminou a final com nota de 14.73. E completando a dobradinha do Japão, Momiji Nishiya ficou com a segunda colocação na final feminina do Mundial de Street, obtendo um total de 14.37.